20/12/2008

OOOiii!
Aproveitando o clima de férias e descontração vai ae uma tirinha com um humor bem peculiar!!
Foi tirada do jornal "A tribuna" de domingo passado, e eu não pude não postar, porque é demais pra eu guardar só pra mim :P!!
Um abraçooo!!!
Raissa

Ps: Pra aumentar o tamanho da figura é só clicar nela!

09/12/2008

Olá, gostaria de compartilhar com vocês o e-mail que recebi, é uma reflexão... uma comparação bem feita que nunca tinha ouvido.
Espero que gostem e também reflitam sobre o assunto.
Forte abraço!
Ícaro.



Bom dia a todos, e com muita Paz!

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios
Cherokees?

O pai leva o filho para a floresta durante o final da
tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o Sozinho.

O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não
pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia
seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém.

Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.

Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada
um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do
desconhecido.

O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda
espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar
ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e
cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e
sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos,
mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.

Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um
homem. Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda
é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto
dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.

Nós também nunca estamos sozinhos! Mesmo quando não percebemos
Deus está olhando para nós, 'sentado ao nosso lado'. Quando os
problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos
protegendo.

Evite tirar a sua venda antes do amanhecer...

Moral da história:


Apenas porque você não vê Deus, não significa que Ele nao
esteja conosco.

Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nossa visão
material.

28/11/2008




Bom...
Estava na madrugada de ontem para hoje, sem sono, pensando um pouco sobre o Natal, e como hoje era meu dia de postar, resolvi escrever um texto sobre o assunto. Não ficou muito bom... mas o que vale é a intenção né!?!
Beijos e abraços à todos.

Marcionília Menezes ;D


Há menos de uma mês para uma das mais grandiosas festas anuais, vemos ruas iluminadas, casas enfeitadas, magníficas decorações em shoppings...
"Ebaaa... enfim chegou. É Natal, fica tudo tão lindo.... mas o que vem a ser o Natal?"

Podemos achar que é uma pergunta sem sentido mas, se fizermos uma pesquisa, certamente ouviremos respostas do tipo: "É o dia em que agente faz uma festa!" ou dos mais pequeninos "É o dia que o Papai Noel vem!", nada mais natural, afinal é dessa forma que a sociedade tem o encarado.

Na verdade, no dia 25 de dezembro comemora-se o dia nascimento de Jesus, mas muito mais que isso. É o nascimento da esperança, o surgimento do amor, a aparição da compaixão, e, Ele, que simboliza tudo isso, deveria ser levado à todos os lares do mundo... mas será que é assim?

Enquanto estaremos em casa, ceando com nossos famíliares em uma mesa farta, em um lugar não muito distante pode estar havendo fome. Enquanto sorrimos e cantarolamos alegremente, alguém poderá estar em prantos, bem pertinho de nós, sem saber que há maior motivo para alegria que para tristeza. Dessa forma, percebemos que ainda falta muito para se definir o que realmente é o Natal, mas essa descoberta terá que ser de cada um, indivídualmente.

Pensemos:

Qual o sentido que o Natal tem tomado em minha vida e na minha família?
O filho de Deus está realmente nascendo entre nós e, principalmente, para mim?
O que estou fazendo ou posso fazer para que esse Cristo chegue em outros lugares?

"Hmm... Assim está melhor!!! Agora vamos todos refletir um pouco!!!"

FELIZ NATAL!!!!

Aaahhh... quando o dia finalmente chegar, não se esqueça de dizer:
"Boa noite Jesus. Seja bem vindo! Durma bem!"

21/11/2008

Oii galerinha! Tudo bem?
Bem... o post dessa semana foi uma indicação da cordenadora da equipe (:
E eu achei interessante pois a mensagem fala exatamente de uma coisa que infelizmente,é bastante presente no nosso dia-a-dia: o egoísmo.
Muitas vezes deixamos de ajudar o próximo para pensarmos nos nossos problemas e por acharmos que ajudando o outro, perdemos um tempo que poderíamos tentar resolver os nossos próprios problemas.
Mas a verdade é que quando ajudamos o próximo, nós descobrimos uma felicidade e satisfação tremenda que só nos aproxima mais do nosso Deus! :)
Aqui está o texto e espero que vocês gostem!
Beijos,Karol.


Saia de você e procure o necessitado


Quem se fecha em si mesmo jamais poderá acolher as graças que Deus deseja derramar sobre sua vida. Quanto mais me esqueço de mim mesmo, e de meus problemas, maior é a oportunidade que ofereço a Deus para entrar em minha história e assumir minha vida.

Além da felicidade do perdão e da felicidade conseqüente do abandono em Deus, é preciso experimentar a felicidade da doação. Muitas vezes, não somos curados porque buscamos simplesmente uma vida sem problemas. Queremos que Deus resolva nossos problemas, mas somos incapazes de sair de nós mesmos para ir ao encontro de quem necessita de nossa ajuda.

Cada vez que somos curados, somos chamados a ser fontes e canais de cura para todos aqueles que estão ao nosso redor. No entanto, quando nos fechamos num egoísmo comodista, além de não recebermos as graças de Deus, é sempre crescente a experiência da solidão.

Peçamos, hoje, ao Senhor, a graça de sairmos de nós mesmos e caminharmos ao encontro dos mais pobres e necessitados.


Jesus, eu confio em Vós!


Luzia Santiago

14/11/2008



Olá Galera!!!
Esta semana tivemos a participação de uma pessoa muito especial para escolha do post: a Renatinha, essa lindeza de pessoa..hehehe..

O texto foi achado por ela no blog da Eliana Ribeiro e trata justamente de um tema que já é comum a nós por ter sido falado no último grupo: a Confissão. Esperamos que gostem!! Beijos!
Bruna Grobberio

Diga sempre de novo: “Sim, eu pequei diante dos céus e diante dos homens” - e você evocará sempre de novo do Pai celestial esta palavra sobre si: “Tragam-lhe o melhor vestido, o anel…” e o Pai apertará você ao coração.
“Confessai, pois uns aos outros, os vossos pecados, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder.” Tg 5,16
Para você fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência, com a luz do Espírito Santo, uma dica muito prática que lhe dou é ler, meditar e escrever seus pecados diante desses 20 pontos abaixo, e com coragem, sem nada a esconder do sacerdote, que ali representa o próprio Jesus, confesse.

1 :: Amo a Deus mais do que as coisas, as pessoas, os meus programas?
Ou será que eu tenho adorado deuses falsos, como o prazer do sexo, antes ou fora do casamento, o prazer da gula, o orgulho de aparecer, a vaidade de me exibir, de querer ser “o bom”, etc.?

2 :: Eu tenho, contra a lei de Deus, buscado poder, conhecimento, riquezas, soluções para meus problemas em coisas proibidas, como: horóscopos, mapa astral, leitura de cartas, búzios, tarôs, pirâmides, cristas, espiritismo, macumba, candomblé, magia negra, invocação dos mortos, leitura das mãos, etc.? Tenho cultivado superstições? Figas, amuletos, duendes, gnomos e coisas parecidas? Procuro ouvir músicas que me influenciam provocando alienação, violência, desejo de sexo, rebeldia e depravação?

3 :: Eu rezo, confio em Deus, procuro a Igreja, participo da Santa Missa nos domingos? Eu me confesso? Comungo?

4 :: Eu leio os evangelhos, a Palavra viva de Jesus, ou será que Ele é um desconhecido para mim?

5 :: Eu respeito, amo e defendo Deus, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos, as coisas sagradas, ou será que sou um blasfemador que age como um inimigo de Jesus?

6 :: Eu amo, honro, ajudo os meus pais, ou meus irmãos, a minha família? Ou será que eu sou “um problema a mais” dentro da minha casa? Eu faço os meus pais chorarem? Eu sou um filho que só sabe exigir e exigir? Eu minto e sou fingido com eles?
Vivo o mandamento: “Honrar pai e mãe”?

7 :: Como vai o meu namoro? Faço da minha garota um objeto de prazer para mim? Como um cigarro que eu fumo e jogo a “bita” fora? Ela (e) é uma “pessoa” com a qual quero conviver ou é apenas uma “coisa” para me dar prazer?

8 :: Eu vivo a vida sexual antes do casamento, fora do plano de Deus? Eu peco por pensamentos, palavras atos, quanto a esse assunto: Masturbação, revistas pornográficas, filmes, desfiles eróticos, roupas provocantes? Vivo o homossexualismo?

9 :: Eu respeito meu corpo e a minha saúde que são dons de Deus? Ou será que eu destruo o meu corpo, que é o templo do Espírito Santo, com a prostituição, com as drogas, as aventuras de alto risco, brigas, violências, provocações, etc.?

10 :: Sou honesto? Ou será que tapeio os outros? Engano meus pais? Pego dinheiro escondido deles? Será que eu roubei algo de alguém, mesmo que seja algo sem muito valor? Já devolvi?

11 :: Fiz mal para alguém? Feri alguém por palavras, pensamentos, atitudes, tapas, com armas? Neguei o meu perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém?

12 :: Eu falo mal dos outros? Vivo fofocando, destruindo a honra e o bom nome das pessoas? Sou caluniador e mexeriqueiro? Vivo julgando e condenando aos outros? Sou compassivo, paciente, manso? Sei perdoar, como Jesus manda?

13 :: Sou humilde, simples, prestativo, amigo de verdade?

14 :: Vivo a caridade, sei sofrer para ajudar a quem precisa de mim?
Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta?

15 :: Sou desapegado das coisas materiais, do dinheiro?

16 :: Sou guloso, vivo só para comer, ou como para viver?

17 :: Eu bebo sem controle? Deixo que o álcool destrua minha vida e desgrace a minha família?

18 :: Sou preguiçoso? Não trabalho direito? Deixo todas as minhas coisas jogadas e mal-arrumadas, se estragando?

19 :: Sinto raiva de alguém é não perdôo o mal que me fizeram? Desejo vingança contra alguém? Sou maldoso?

20:: Sou invejoso? Ciumento? Vivo desejando o mal para os outros?
“Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e outro o reconduzir, que este então saiba: quem faz voltar um pecador do seu caminho errado, salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados. Tg 5, 19-20

Espalhe essa boa nova!!!
Eliana Ribeiro

07/11/2008

NOSSO FABULOSO DESTINO




Oooi pessoal!

Essa semana senti a necessidade de passar para vocês aquilo que foi passado pra mim por um motorista de ônibus. Sim! Há mais lições de moral no trasporte público de Vitória do que possa supor a nossa vã filosofia.:)
Eis a história: estava saindo da faculdade e quando ainda estava antes do portão avistei meu ônibus que tinha acabado de parar no ponto. Corri desesperada pra pegá-lo, mas a medida que ia chegando mais próximo ele começou a partir, então fui andando mais devagar até desistir e parar.Por sorte, o sinal fechou e o ônibus teve que esperar. Quando olhei já desanimada, vi que a porta do ônibus estava aberta pra mim. Dei alguns passos e entrei.
Até aí tudo bem. Isso acontece todo dia com todo mundo.
Mas na minha história, quando entrei, dei de cara com um motorista muito parecido com o personagem Joseph do Fabuloso Destino de Amelie Polain, o da foto acima; e estava olhando pra mim com o dedo indicador levantado, com uma cara que a gente não sabe se vai dar bronca ou contar um segredo, e falou: "Não desista nunca!".
Eu não sei se ele falou aquilo por brincadeira ou se tava falando sério, ou os dois, mas acho que ele não imaginou que aquela frase clichê fosse ficar martelando na minha cabeça por todo o trajeto pra casa.

Fiquei pensando que em tempos como esse, de final de período letivo, de vestibular,de pressão, de muito trabalho e pouco lazer, é natural que fiquemos de saco cheio mesmo, desanimados, achando que não vamos mais dar conta! E que é sempre bom que existam pessoas pra nos dar uma mensagem de força e o mais importante, que temos um Deus que sempre nos pega no colo e não nos deixa caminhar sozinhos!

Então como foi passado pra mim, agora eu passo pra você:

Ei! Não desista! Espera no Senhor e tem coragem!
Pois como diz em Isaías, no capítulo quarenta e versículo trinta e um, "os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."

Esperar em Deus nos dá mais ânimo, mais segurança, a certeza de que não estamos sozinhos nessa luta! Caminhar com Ele torna nosso fardo mais leve!
Acredita que Ele é fiel e fará todo nosso esforço valer a pena!"Espera no Senhor sem desistir, na certeza de que Ele não falha, tudo Ele já preparou, seu amor nunca mudou".

Não deixe que a insegurança e o desânimo te impeçam de continuar, ainda mais agora, que já estamos próximos do fim do ano! Renova suas forças em Cristo.

O amor e o cuidado de Deus por você são imensos demais, e sua fidelidade é eterna, então, novamente, não desista, espera no Senhor, e sua fraqueza se transformará em fortaleza, sua inquietação se transformará em tranqüilidade!

Que o Senhor nos abençoe!
Um super abraço!
Raissa Hirle


"Espero em Ti Senhor
Espero em Ti Senhor
Como o guarda que vigia espera pelo amanhecer
Assim a minh'alma espera por Ti
Sou preso da esperança que liberta e faz viver
Renova-me em Tua força assim como se renovam
As suas misericórdias a cada manhã
Enche-me do teu amor que não confunde
E da paz que me faz caminhar
Conserva-me no primeiro amor
E não deixes faltar em meus lábios o louvor".

31/10/2008



Oi gente,
tudo bem?
Bom...dando uma olhada no site da Canção nova encontrei esse texto que apesar de um pouquinho grande fala muito de todos nós em determinadas fases, principalmente com a chegada do fim do ano, época de decisões, correria e estresse. Espero que possam se identificar e aprender algo com ele.

beijos
Paulinha Mota


Quero sumir do mapa

Se houvesse uma estrada que levasse para lugar nenhum...

Há momentos em que – se houvesse uma estrada que levasse para lugar nenhum –, sem dúvida, estaríamos viajando por ela. Justificativas não nos faltariam. Muitas vezes, achamos que ninguém tem paciência conosco, que estão sempre a nos cobrar alguma coisa e que são todos chatos.

Podemos pensar que não temos amigos fiéis; o namoro não progride; os relacionamentos familiares se tornaram delicados e instáveis, e que na escola ou faculdade nos falta estímulo. Quem dera se, em tais situações, pudéssemos "derreter"... Temos a impressão de que o mundo ruiu ou que o "cano da descarga" está sobre nossa cabeça. Parece que os amigos e as pessoas mais próximas se afastaram.

Que "ave de mau agouro" posou sobre nossos ombros, trazendo tanta coisa ruim?

Influenciados por essa sensação de injustiças e incompreensão, não percebemos o nosso próprio comportamento, que, lentamente, poderia ter se transformado. A começar por nossas conversas, por menores que sejam esses momentos, o teor do diálogo sempre se esbarra nas críticas, lamúrias, etc. Se tivéssemos a capacidade de julgar alguma coisa, o mundo estaria condenado pelas injustiças das quais achamos ter sido vítimas.

Entretanto, se o mundo não está bom é porque eu não estou melhor! Pode ser que todo esse sentimento negativo seja o resultado do nosso próprio temperamento. Sem perceber, podemos ter nos transformado em pessoas inflexíveis e irredutíveis aos novos conceitos. É difícil aceitar essa idéia, mas ninguém gosta de estar junto de alguém que considera somente suas idéias válidas, sua opinião é a que deverá ser acolhida, sempre tem a razão... Amigos, namorados, vizinhos e outras pessoas que puderem se afastar de tais pessoas, seguramente o farão, reservando-se manter poucos contatos. Outras, com as quais os vínculos de responsabilidade são mais profundos, poderão apenas se tolerar.

De nossa parte, que nos sentimos injustiçados, cabe a retomada da vida com a coragem de admitir a necessidade de mudança, esforçando-nos para que sejamos diferentes a partir de uma profunda e honesta reflexão. Essas mudanças podem ser pequenas, mas de grande impacto; como, por exemplo, a disponibilidade do sorriso, a docilidade e presteza em ajudar, e se necessário for, o empenho em buscar a convivência, mesmo que possa nos exigir um esforço sobrenatural.

Por melhores que sejam os momentos já vividos, não estamos isentos de outros amargos. Contudo, esses momentos de retomada de consciência acontecem quando temos a capacidade de processar e assimilar essa situação; muito embora, ao fazê-lo, tenhamos a impressão de que não seremos capazes de sobreviver no dia seguinte. As pequenas mudanças ocorridas em nossas vidas, certamente serão refletidas em nosso convívio social e, de maneira muito especial, em nossa família.

Deus abençoe!

JOSÉ EDUARDO MOURA

24/10/2008


Jovens, para falar de Deus não dá mais para ficar medindo palavras.
O fato é que o mundo de hoje está tomando nosso tempo com Deus.
Muitas vezes a moleza e a preguiça nos afastam do nosso caminho de oração.
Gastamos horas respondendo e-mails e recados, mas nos sentimos angustiados quando rezamos por mais de meia hora.
Esquecemos de agradecer a Deus por todas as maravilhas que ele criou, pois já não temos tempo para observá-las.
É preciso caminhar com Jesus, ter um relacionamento mais íntimo com Deus.
Saber ouvi-lo, conversar com ele, fazer perguntas e com paciência esperar a resposta.
É necessário conviver com Deus...
Precisamos parar de esperar o grupo de jovens para nos entregarmos ao Senhor.
Afinal, como está sua vida de oração entre um grupo e outro?
O meu convite é para que todos ocupem melhor o tempo com as coisas de Deus.
Vamos deixar que Jesus seja mesmo o nosso melhor amigo.

" Senhor Jesus, ouve o desejo de todo o meu ser,
Atrai-me para o íntimo do teu coração.
Faça com que eu me sinta aprisionado no teu amor.
Que eu amadureça com paciência na fé, na generosidade e no desejo de viver contigo."

Gente eu fiz esse textinho vendo um progama super legal que passa na Canção Nova chamado ''A Bíblia no meu dia-a-dia'', eu gostei muito e queria convidar todo mundo a acompanhar. O progama passa de segunda a sexta-feira, 13h30 !
Deus abençoe a semana de vocês!
Abraços Karlla Danielle

17/10/2008

Oi pessoal....
Esse texto foi enviado pela Thaís Alves que leu, achou interessante e resolveu compartilhar conosco...
Reflitamos......
Marcionília Menezes

'Dar um F5' na minha vida
Adriano Gonçalves (Apresentador do programa Revolução Jesus, Canção Nova)

"Estou atualizando minha vida. Como passa o tempo e "notícia velha irrita muita gente", eu procuro atualizar minha vida a cada momento. "Dar um F5" é ter a certeza de que algo de bom aconteceu naquela situação que estava parada na janela do meu "Windows".

Às vezes, no ato de atualizar, "dar F5", encontro situações que "não respondem ao sistema". Situações que "travam" outros "programas". Privam-me de ter acesso aos meus relacionamentos. Nessa hora é preciso ter coragem de dar um "Ctrl + Alt + Del", bloquear situações, fechar janelas. E se preciso for, "desligar" ou fazer "logoff".

Lembro-me do passado como um aprendizado, não como uma prisão; vivo o presente semeando no hoje os frutos do amanhã. E deixo "arquivado" aquilo que me promove como pessoa.

Revejo atitudes, analiso se algo não precisa ser mudado; se descobrir que sim, procuro não me envolver com a angústia, e sim, com a serenidade que é o primeiro passo para que a mudança ocorra. "Lixeiras" também precisam ser esvaziadas. É preciso ter coragem de "formatar" nossa história.

Vivo o luto, porque se não chorarmos nossas dores, não podemos fechar um ciclo e iniciar outro, e a vida é constante renovação.

Então, não paralisemos nossos passos nem nos tornemos descrentes; aprendamos a viver.

Um novo "comando" pode ser dado!

Agora envio para você este "SMS":

"Aumente a memória de seu relacionamento com Deus e compartilhe com os que ama aquilo que foi registrado em seu coração".

Creia: ser gente é ter capacidade de dar "ESC" quando precisar; "F5" a cada dia, e também "reiniciar" quando tudo deu errado, na certeza de que novas "janelas" lhe são oferecidas. "

Tamu junto!

12/10/2008


NOVIDADES NO BLOG DO JUNAC


Músicas para baixar!


Galera, é com grande alegria que a gente traz esse novo atrativo para o nosso blog!
Agora, toda semana estaremos disponibilizando algumas músicas para serem baixadas pelo blog. É super simples, é só clicar nesse ícone ao lado chamado “Músicas”. Será direcionado a outro site onde terá a lista das músicas. Clicando na música você poderá baixá-la e ouvi-la a hora que você quiser!
E um dos objetivos disso, é também divulgar as composições feitas por pessoas que são ou que fizeram parte desse grupo. Terá uma pasta chamada “Composições JUNAC”, onde colocaremos apenas músicas feitas por nós!
Por muito tempo essas composições foram guardadas e raramente eram tocadas ou mostradas pra alguém. Acredito que tenha sido um tempo de preparação para nós. Pois hoje, não temos mais medo algum de mostrar aquilo que Deus tem feito nas nossas vidas. E o mais importante: compartilhar disso com aqueles que fazem parte dessa história. Antes isso era algo difícil, pois tínhamos medo do que as pessoas iriam pensar ou falar e até mesmo medo da nossa própria vaidade! Mas graças a Deus, a maturidade vem com o tempo. E a gente vai aprendendo a diferenciar o que é vontade nossa e o que é dom de Deus.
O JUNAC tem um grande poder nas nossas vidas, pois foi e é ali que tivemos experiências únicas. Motivados por essas experiências somos convidados a cantar um canto novo pra Deus. E é daí que vem a inspiração de escrever e cantar aquilo que sentimos, vivemos e sonhamos viver.
Também disponibilizaremos as cifras e letras dessas músicas, para que, ouvindo, vocês possam acompanhar e tentar mergulhar naquilo que a música fala.
A música cristã está crescendo muito nesses últimos anos. E conhecer essas músicas nos faz experimentar de muita coisa com Deus. Por isso, abrimos um espaço para colocar outras músicas cristãs. Algumas são tocadas no grupo, outras não. Mas tentaremos selecionar sempre músicas que nos fazem alcançar um pouquinho desse Céu tão imenso!
A cada semana atualizaremos esse espaço com 2 ou 3 novas músicas! Por isso, participem! Inclusive mandando sugestões de músicas! Visitem o blog toda semana, pois sempre terá novidade para se ler e baixar! Esperamos que vocês gostem!
Que o amor do Pai nos abençoe nessa nova idéia!

Fiquem em Paz!
Abração!

Caio Miled

10/10/2008

Somos cristãos! Filhos do mesmo Deus!

Participação especial: Flávia Silva Martineli


Flávia, prazer. Nós temos muito em comum, sabia? Eu acredito que o sacrifício de Jesus na cruz nos deu a oportunidade de sermos livres do pecado. Acredito no amor a Deus, no amor ao próximo, no sexo depois do casamento, no compromisso, na Bíblia. E eu acredito que Deus nos ama incondicionalmente acima de todas as nossas falhas e pecados. Você também acredita nisso, certo? Então temos mais em comum do que imaginamos. Um detalhe: eu sou o que vocês podem chamar de evangélica (crente, batista, tanto faz). Na realidade, sou cristã. Igual a você.
Começo com uma enquete: Quem de vocês já teve uma calorosa discussão com algum evangélico argumentando sobre quem está certo ou errado? Provavelmente muitos de vocês acabaram de recordar algumas dessas ‘briguinhas’. Eu mesma já tive experiências parecidas e hoje posso dizer: foi perda de tempo e saliva. Sabe por quê? Nós, se estivermos juntos, somamos muito mais ao mundo do que separados. Perdemos tanta energia tentando convencer uns aos outros sobre os preceitos de nossas religiões, que esquecemos que tem gente morrendo lá fora sem Jesus. Nossas igualdades são muito mais importantes que nossas diferenças.
Tive o prazer de criar amizades com irmãos católicos, desses que seguem a Cristo de todo coração e abraçam a causa por um mundo melhor, um mundo mais cheio de Deus. Aí percebi que os verdadeiros seguidores de Cristo nada têm a ver com qual igreja eles pertencem, mas sim com o quão forte eles refletem o caráter de Jesus. E eu via Jesus claramente neles. Pessoas que buscam santidade, que se alegram por causa do que Cristo tem feito ao redor deles e que são sábios para separar a graça do pecado. Pessoas como alguns desses meus amigos católicos já são difíceis de achar na igreja evangélica ou em qualquer outro lugar.
Toda igreja tem seu defeito, já percebeu? Eu poderia listar uma série de defeitos das pessoas da minha igreja, da hipocrisia que reina, da falta de amor, dos preconceitos latentes. E eu sei que vocês poderiam listar os defeitos das pessoas da igreja de vocês. Nisso nós temos muito em comum. Mas uma coisa muito mais bonita e perfeita nós temos para compartilhar: o amor de Deus. Deus não nos separa por religião, mas pela sinceridade de nossa busca a Ele e pela nossa relação com os outros. Então por que nós julgamos uns aos outros? Cristo morreu por mim e por você, por todos, e não somente pelos católicos ou somente pelos evangélicos.
Vamos parar de pensar em qual igreja cresce mais, qual pastor ou padre faz mais sucesso, qual culto/missa é mais animado, qual é mais atraente, e até quais eventos são mais ‘bombantes’. Temos mesmo é que refletir sobre o que temos feito para nossos amigos conhecerem a Deus pessoalmente, sobre como nossa vida tem sido exemplo de retidão e amor para os outros e sobre como Deus deve estar acima de tudo, inclusive acima das religiões.
Para tudo isso, devemos nos unir. Chega de apontar o cisco que está no olho do seu irmão, enquanto não se dá conta da viga que está em seu próprio olho (Mateus 7:3)! “Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua”, como disse Paulo aconselhando os romanos, no capítulo 14, versículo 19. E amemo-nos acima de tudo, assim como Deus nos ama igualmente.

09/10/2008

A Figueira Estéril (Lc 13,6-9)

"Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou. Disse ao viticultor: - Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno? Mas o viticultor respondeu: - Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás. "

Escrito pelo grupo da Maiumy:

  • Quando esperamos alguma coisa acontecer e isso não acontece no tempo em que desejamos, muitas vezes não temos paciência e desistimos. Além disso, talvez as coisas não aconteçam porque ficamos parados esperando que as coisas "caiam do céu" e não agimos.

  • Sempre precisamos de um adubo para que a nossa figueira dê frutos: FÉ + ESPÍRITO SANTO.

  • Se Deus nos confia algo é porque Ele sabe que temos a capacidade de passar isso adiante, apesar de todas as nossas limitações. Além do mais, do que adiante recebermos, se não partilhamos com os outros? Acaba sendo um ato egoísta...

  • Mesmo que até agora a nossa figueira não tenha dado frutos, Deus não desiste de nós e nos dá uma nova chance. E, nessa nova chance, Ele não nos cobra que O escolhamos, mas nos dá a liberdade de TALVEZ, se quisermos, O seguirmos.

  • Podemos ser como viticultores da figueira das outras pessoas, não as deixando desistir, mesmo diante das dificuldades.

  • Se nos prendermos muito ao ter frutos, acabaremos não percebendo as outras qualidades da árvore, como por exemplo a sombra que as folhas nos proporcionam. Ou seja, nem sempre o que julgamos ser o melhor para nós é o melhor para o outro. Só Deus sabe o que é melhor para cada um.

  • Ás vezes, precisamos permitir que "arranquem" algumas coisas que, inutilmente, ocupam espaço em nossa vida, para que sejam plantadas coisas melhores, que darão bons frutos.
Parábola da ovelha perdida (Lc 15, 1-7)

Texto escrito por:

Paty Correia
Júlia Muniz
Caio Miled
Karen
Luciany
Rafaela
Marcos
Karla
Karoline
João Marcos
Rodolfo


"Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida!Então lhes propôs a seguinte parábola:Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."

É muito bonita essa predileção de Deus pelos piores, pelos que se perderam. Então nos vem aquele pensamento: "Vou me tornar o pior para que Deus tenha preferência por mim."
A gente acaba se enganando com esse pensamento. Para Deus, o que vale é a intenção do coração, Ele sabe as nossas limitações e quer agir em favor disso.Agir de forma ruim para tentar atrair a predileção de Deus é algo que não funiciona, pois Ele enxerga a verdade do coração.
Uma vez conhecido esse amor de Deus por n´s, é importante a gente assumir esse papel de Bom Pastor para o irmão também.
É a missão que Ele nos dá de ir atrás daqueles que se desviaram e nos alegrar por aqueles que se convertem. Não porque eles sejam melhores, mas sim pela alegria de ter conseguido mais uma alma para Deus!
Cada vez mais que vivemos com Deus, devemos deixar essa condição de ovelha perdida, para assumir a condição de ser bom pastor na vida das pessoas.
Como exemplos no nosso dia-a-dia podemos analisar as ovelhas como nossos filhos, pelos quais certamente largaríamos tudo e iríamos atrás. Ou até mesmo se as ovelhas fossem nossos amigos, que se perderam no mundo ou se afastaram do caminho de Deus, que iríamos buscá-los de qualquer forma.
De acordo com essa reflexão podemos perceber também que as parábolas da Bíblia só são citadas em momentos ruins, momentos em que há queda, passando a ter uma esperança e um aprendizado.

07/10/2008


Parábola do fariseu e do publicano (Lc 18, 9-14)

“Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.”

Essa última frase resume todo o sentido da Parábola do fariseu e do publicano.Por meio dela, Jesus nos mostra que devemos ser sempre sinceros. E, mesmo com orações simples, que consigamos verdadeiramente nos arrepender e entregar a ele todas as mazelas que nos afastam de uma vida em plenitude.

Além disso, nunca devemos nos vangloriar e desprezar os outros, pois assim nos afastamos cada vez mais do Amor de Deus.

O arrependimento verdadeiro nos conduz à misericórdia do Pai, que a todo momento está pronto a nos perdoar.

Devemos agir conforme a nossa consciência e, assim, não esperar o que Deus pode nos dar em troca.

Assim o publicano e o fariseu subiram ao templo para orar, devemos retirar momentos do dia a fim de que possamos nos voltar a Deus.

Por fim, que a leitura dessa parábola nos faça refletir sobre os nossos comportamentos diante de Deus e com o próximo.

Texto escrito por:

Bruna Grobberio
Paula Ohana
Tamires Mascarenhas
Laís Comério
Karla Holzmeister
Thais Ferrarini
Viviane Perim
Vanessa Abreu
Anderson Frasson

29/09/2008

Festa das Bodas (Mt 22,1-14)
Texto escrito por:
Vinicius
Thais
Hermann
Lucas Lourenção
Carolina Provete
Mariana Pereira
Icaro
Larissa Piumbini

“Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas: ·O Reino dos céus é comparado a um rei que celebrava as bodas do seu filho. Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir. Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas! Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio. Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram. O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade. Disse depois a seus servos: O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos. Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes. Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados. O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não”. trazia a veste nupcial. Perguntou-lhe: Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma. Disse então o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.”

Os primeiros convidados eram os judeus, os mais próximos na época. Como eles não compareceram, o convite foi aberto a todos. Mas a nossa conduta é muito importante, temos que nos preparar da forma correta para a manifestação de Deus, pois somos Sua imagem e semelhança. Porém havia um homem que estava sem a veste correta.

A questão da veste não é apenas desconhecer os ensinamentos de Cristo. É também não estar aberto para a mudança. Não adianta participar das missas e do JUNAC sem estarmos abertos para a Vontade de Deus.

Em questão a Deus enviar os homens ao “lago de fogo” em certas ocasiões, não é por ser mal e sim pela conseqüência de atos que os homens cometem perdendo o horizonte de uma causa maior. É necessário passarmos por dificuldades para podermos enxergar melhor as coisas boas ao nosso redor, recuperar a visão das coisas que têm valor. Devemos lembrar que sempre após o sofrimento existe algo maior. Deus não age em vão.

Os pensamentos de Deus vão muito além dos humanos e é por isso que não devemos julgá-lo e sim acreditar, pois é nisso que se baseia a fé. Deus é um grande educador, às vezes interferindo em nossa vida para evitar que algo que não possamos suportar ocorra e com isso não seja alcançada nenhuma finalidade. Vale lembrar que mesmo Deus interferindo em nossas vidas ele não interfere em nossas escolhas, conservando dessa forma o livre-arbítrio.

Muitas vezes deixamos de ir à Bodas para cuidar de nossas coisas, nossos lazeres, nossos estudos e perdemos o grande banquete.

Deus não faz distinção entre maus e bons, convoca a todos a trabalhar em Sua obra. Nós muitas vezes julgamos as pessoas pela aparência e deixamos de apresentar-lhes Deus por acharmos essas pessoas indignas.

27/09/2008

O Bom Samaritano


Texto escrito por:

Poliana
Patrícia Milanezi
Daniel Pombo
Bruno
Mariana Calazans
Nathan
Bruna Barros
Betânia
Raissa
Ramon

Ao ser questionado pelo mestre da lei como herdar a vida eterna, Jesus o responde com outra pergunta: “O que está escrito na lei e como a entendes?”. O mestre da lei responde repetindo alguns mandamentos como se fossem suficientes para alcançar o céu.Para tentar justificar sua pergunta tão óbvia, cuja resposta ele mesmo já conhecia, o mestre da lei faz outra pergunta: “Quem é o meu próximo?”Para responder Jesus conta uma parábola:Um homem que viajava, ao ser assaltado e espancado, foi deixado inconsciente no caminho por onde passou um sacerdote, um levita e um samaritano. Diante da situação do viajante, somente o samaritano mostrou-se compadecido, cuidando de suas feridas e levando-o a um abrigo. Além disso, deixou para o andarilho algumas moedas garantindo assim a sua sobrevivência. Jesus ao final da parábola diz ao mestre da lei para ir e fazer mesmo que o bom samaritano, pois este foi o que se mostrou próximo daquele que caiu na mão dos assaltantes.

Para começar, o amor vai além de decorar “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como o ti mesmo”. Amar é colocar isso na prática; e se alguém não mostra amor pelo próprio irmão, é pouco provável que seja verdade que ame a Deus. Afinal, se não consegue amar algo que vê, como amará aquilo que não vê?!
Assim como o samaritano, devemos sair do comodismo e quebrar qualquer barreira ideológica de que iguais só devem se preocupar com os iguais. E não nos acostumar com o que é “normal” (como as tragédias sócias que de tão corriqueiras se tornam comuns) e espalhar o amor e o cuidado, como um perfume que distingue os cristãos dos outros, ser sal da terra e luz do mundo.
Ser cristão ultrapassa seguir regras que são impostas, pois a “regra” que mais vale para Deus é aquela que é sincera, que vem de dentro. Assim como o samaritano, que foi bom espontaneamente, porque o amor era seu modo de viver, sem querer reconhecimento ou se mostrar um bom cidadão ou religioso. Pois, se de graça recebeis, de graça deveis dar como diz em Mt, 10, 8.
Mas quem é meu próximo? Jesus alargou o amor até o universalismo estendendo aos inimigos, todo e qualquer homem é próximo do cristão autêntico.Além disso, podemos extrair da parábola que o samaritano não foi assistencialista porque ele não só cuidou do homem naquele momento, mas garantiu que ele ficaria bem depois.
A parábola trata de um assunto muito martelado na Igreja, que todo mundo fala; por esse motivo corre o risco da gente deixar esse assunto na superficialidade e somente na teoria. Vale lembrar, então, que podemos nos esforçar e colocar o amor em prática, no nosso dia-a-dia, com o próximo: família, amigos, na escola ou qualquer um que se mostre necessitado.
Jesus diz ao mestre e a nós vai e faze o mesmo que o samaritano.
No filme “Antes de partir” (visto no Cine Junac) dois questionamentos importantes foram feitos, que nós devemos nos fazer
Você foi feliz até esse momento?
Você proporcionou alegria ao outro?
Com essas perguntas “simples” seremos capazes de saber se alcançamos o céu aqui na terra, e a eternidade como conseqüência.


Dicionário:

Os samaritanos são um grupo étnico religioso da cidade de Samaria que possui mesma base religiosa do judaísmo. Eram desprezados pelos Judeus pelo fato de ser uma raça misturada com Babilônicos e árabes.

Os levitas, na tradição israelita, são membros da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia (Gn 29,34; 35,22-26). Mas originariamente "levita" era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados com a tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único legítimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados à função de auxiliares do culto (1Cr 23,4-6). Ver as notas em Nm 3,11-13; 8,10-12; 18,20-25.

24/09/2008

O Reino dos céus


Texto escrito no grupo de domingo (21/09), por:

Cíntia
Emmanuel
Letícia
Ludmila
Luiz Fernando
Mauro
Pedro Ernesto
Thalita
Vinícius
Vitor

"O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo." (Mt, 13, 44)

- O Reino dos Céus deve ser algo: PROCURADO e INDIVIDUAL.

- Todos nós temos um tesouro escondido, só é preciso procurar.

- Ele encontrou o tesouro, esperou o momento certo para poder abandonar tudo e apreciar o mesmo.

- O tesouro no decorrer de suas vidas vai sendo mostrado aos poucos, e vai ficando mais fácil largar tudo para abraçá-lo.

- “E se o dono do terreno (local onde o homem encontrou o tesouro e escondeu-o novamente) encontrar o tesouro?”

"O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra." (Mt, 13, 45-46)

- O Reino dos Céus já é algo procurado pela pessoa, ou seja, ela o encontrando, larga tudo para seguir.

- A pérola (Reino dos Céus) já existe, o negociante sabe da existência, e vai em busca dela. Quando a encontra, larga tudo para tê-la.

"O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes." (Mt, 13, 47-50)

- Deus é o pescador, e os peixes, os homens.

- Deus chama a todos, julga-os, condenando assim os maus e salvando os justos.

- No decorrer de suas vidas, encontra-se de tudo, mas é você quem decide atirar nas águas o que não presta (coisas que o afasta do Reino dos Céus).

19/09/2008

Para refletir :)




16/09/2008

Atualidade - Ciência

Nos últimos dias tem sido veiculada uma notícia que para muitos tem sido questão de preocupação e temor. É a respeito da criação do LHC, o mais poderoso acelerador de partículas atômica, criado na Europa, com extensão de 27 km.

Sua criação foi pensada para a revolução da física das partículas, os cientistas acreditam que exista uma partícula ainda menor que os prótons batizada por eles de Bosson de Higgs. Fornecendo uma energia poderosíssima, os cientistas pretendem provocar um grande choque entre os prótons, simulando o ocorrido na teoria do Big Bang, e através dessa grande máquina encontrar o que eles vêm chamando de partícula de Deus, a partícula responsável pela criação da matéria.

Ouvimos alguns dizeres de que esse experimento iria contra a nossa Fé e que ele colocaria em choque até mesmo a existência de Deus, sendo um grande passo para o ateísmo.

Após um pouco de leitura e diante da formação que o próprio Deus me deu, gostaria de comentar o que penso sobre essa notícia e sobre o que ela vem repercutindo.

Primeiramente, a ciência não é inimiga da fé. Foi o próprio Deus quem nos deu a inteligência, para encontrarmos os meios para vivermos melhor. A medicina é uma grande prova disso, além dos muitos avanços tecnológicos que já contribuíram para uma vida mais estável e mais comunicativa. O que ocorre, como em todos os casos, é que algumas pessoas usam da ciência para o mal, assim como usam do poder para o mal, assim como usam da própria vida para o mal. É o livre arbítrio. Mas a ciência em si é benéfica.

Tal acelerador pode por em choque as partículas, mas de forma alguma pode colidir com nossa fé. Por que não pode existir essa tal partícula? O universo surgiu de alguma coisa, por que não de uma colisão? É claro que não por uma colisão puramente física, creio na intervenção e na ciência de Deus. Só Ele para criar todos esses pequenos detalhes constituintes do universo.

Dizer que se essa teoria for comprovada se comprova também a inexistência de Deus, é um absurdo ainda maior. Isso diz respeito apenas ao começo do surgimento do universo. Mas como dizer que por isso Deus não existe?

A existência de Deus nunca poderá ser posta em prova, porque ela está instaurada aonde nenhum cientista jamais teve e nem terá alcance: a nossa alma.

E tudo aquilo que vivemos ao lado Dele? E aquelas vezes que mesmo sozinhos sentimos uma presença? E aquele consolo que sempre recebemos quando estamos tristes? E aquela solução inesperada que sempre surge? E aquele jeito de olhar as coisas que temos e sabemos que não é nosso? E aquilo que sentimos quando clamamos por um tal de Espírito Santo? E aquela Comunhão que recebemos? E aquela capacidade de ser melhor a cada dia? E aquela preocupação e zelo que temos por pessoas que nem conhecemos direito? E tudo que presenciamos? E tudo que sentimos? E tudo que somos? E todo amor que possuímos? Para provar a inexistência de Deus, terão que provar primeiro que nós mesmos não existimos!

Que a nossa vida seja sinal claro da presença de Deus na vida daqueles que ainda não O viram, não O sentiram, não O conheceram!

"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gal 2,19-20

Vinícius Mota

Notícia do LHC: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL755596-10406,00-MAQUINA+PARA+RECRIAR+O+BIG+BANG+ESTA+FUNCIONANDO.html

Comentários no blog do Prof. Felipe Aquino: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/09/15/sobre-o-acelerador-de-particulas-lhc/

12/09/2008

JUMP 2: “A Nossa Vida Está Escondida com Cristo em Deus”


Não apenas escondida, mas protegida e guiada! Nossa felicidade eterna e nosso tesouro estão com Cristo em Deus! E nada melhor do que um momento de total dedicação ao Senhor para notarmos isso, não é!?
E como foi perfeito esse Retiro! Alguém sentiu falta do computador, dos eletrônicos, carros, construções, barulhos, etc? Creio que não! Essa é a idéia de um Retiro! Desvencilhar-se das coisas mundanas que possam nos atrapalhar em nosso encontro com nós mesmos e com Deus. No máximo levamos as pessoas que amamos em espírito, para que também fossem atingidas por todo aquele crescimento espiritual.
Não é fácil falar sobre esse segundo Retiro realizado pelo grupo de jovens!!!
Isso porque as emoções foram tantas, que atingiram um nível onde as palavras não alcançam. Só quem estava lá vivenciou o quanto foi mágico, ou melhor, “Divino”! Isso porque com certeza foi um presente de Deus para todos nós, um convite para que continuemos buscando sempre mais desenvolver a nossa Fé. Ele nos escolheu a dedo, nos queria lá perto d’Ele! E nos guiou em todos os momentos! Como Ele gosta de nos surpreender, não é mesmo!?
E para isso Ele nos proporcionou grandes amigos, idéias, aprendizado, pregações, abraços sinceros, divertimento, orações, companheirismo, banho de rio, sol, calor, frio, natureza, muito verde, montanhas, céu azul, estrelas, fogueira, lua, animais, brincadeiras, “mara”, “caô”, “suco roxinho”, axé para acordar, tranqüilidade, paz, seriedade, verdade, música, descobertas, fartura para o corpo e para a alma, confiança, esperança, Fé, lágrimas, sorrisos, amor incondicional, até mesmo um padre “Made in” Indonésia e novos corações repletos do Espírito Santo. Isso e muito mais em apenas dois dias! De fato, os dois dias mais proveitosos da minha vida. Deus realizou milagres ali, como a fraternidade entre 80 pessoas com diferentes personalidades, sem nenhuma discussão. Todos unidos com o mesmo objetivo! Além do milagre do banho para essas 80 pessoas em dois banheiros!!! Ou um ônibus que estava sem forças subir a ladeira, movido por nossa fé conjunta! Ali também vimos o milagre do pão, que nunca acabava! Aprendemos como é importante partilhar! Como é importante ouvir o que Deus tem pra nos dizer e abrir nossos corações para isso. Quem não sentiu a chama daquela fogueira viva, queimando dentro de nós? A intimidade que ganhamos com Deus é algo inexplicável. Sempre mistificava a idéia de falar com Ele, sempre O imaginava distante de nós, como algo inalcançável! Como aquelas estrelas no céu. Mas de repente ali me senti mais perto do que nunca daquelas estrelas, e hoje sinto Deus dentro de mim com intimidade! Ele sempre esteve aqui, muitas vezes nós que nos afastamos d’Ele e quando nos assustamos, percebemos o vazio que isso nos traz.
Aprendemos que nós somos muito maiores quando deixamos o Espírito Santo que existe dentro de nós falar e agir conosco! Aprendemos que todos podemos ser Santos, de boné, calça Jeans, chinelo de dedo, todos melados de tanto repelente! Ainda bem que o repelente era contra mosquitos; não devemos nos permitir criar um repelente contra Deus, ou contra as outras pessoas! O que mais ganhamos foi a grande aproximação de cada um daquele grupo, entre nós, e com nosso Deus simplesmente maravilhoso! Sem dúvidas Nosso Senhor nos fortaleceu ali, individualmente e como grupo!
“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei”!
E como esteve! Cada um de nós foi templo para louvar, agradecer, bendizer e adorar! Sinceramente, não sei se fico triste ao sentir tanta saudade dessa viagem inesquecível (pois não queria que ela acabasse), ou fico repleto de alegria por saber que é só o início e, se Deus quiser, muitas outras virão! Acho que vou optar por sentir os dois! Afinal, somos humanos, emotivos, imperfeitos, mas acima de tudo Jovens Unidos no Amor de Cristo, admitindo nossos erros e pecados sofríveis, mas sabendo que até estes, se bem aproveitados como crescimento, nos levarão à Santidade.
Que venha o JUMP 3ª Temporada! E que cada JUMP represente literalmente um salto cada vez maior ao encontro de Deus.

(Filipe Braz)

04/09/2008

JUNAC!!!

Já há um certo tempo que ouço coisas do tipo: “Você vem de Vila Velha até aqui em Jardim Camburi todo domingo?! Haja disposição hein!” Para falar a verdade já estou acostumado e às vezes nem me dou conta do esforço que é. Mas devo confessar que também muitas vezes bate aquela preguiça e aquela vontade de ficar em casa. Creio que isso não acontece só comigo...

“Ta bom, mas o que esse menino quer com esse enrololô todo?”

Leiam esse texto, que com certeza vocês vão entender:

“Valencia, Ago 28, 2008 / 01:42 am (CNA).- As Pequenas Irmãs do Idoso Abandonado (Moçambique) receberam em sua casa essa semana uma jovem Africana de 25 anos chamada Olivia, que apesar de não ser batizada na época e não ter nenhuma perna, engatinhava 2,5 milhas todos os domingos para assistir Missa.



Conforme a agência de notícias AVAN, as irmãs disseram que um dia viram “algo se movendo no chão ao longe”, e quando se aproximaram viram, “para nossa surpresa que era uma jovem mulher”.


“Conseguimos conversar com ela através de uma senhora que estava andando e que traduzia para Português o que ela estava nos dizendo” em seu dialeto, disseram.
As irmãs disseram que apesar “da terra do caminho queimar as palmas de suas mãos durante os dias mais quentes do ano”, a jovem mulher rastejava até a Missa, “dando testemunho de perseverança e de fé heróica”.

A jovem mulher recebeu a preparação para o batismo de um catequista que periodicamente a visitava em casa. Depois de ter sido recentemente batizada, um dos benfeitores das irmãs doou uma cadeira de rodas para Olivia.”

Fonte: http://www.catholicnewsagency.com/new.php?n=13650

ISSO é disposição. ISSO é um amor incondional a Deus, sem limites, sem obstáculos. Espero, de todo o coração, que o objetivo principal dessa mulher seja alcançado e que seu testemunho de perseverança e fé heróica surta algum efeito, ainda que em um “pequeno” grupo de jovens do outro lado do oceano.

Abração galera!
Fiquem com Deus!
E bom JUMP para nós!

Postado por: Lucas Serrão – Eq. Cenáculo.

->Falando em JUMP, galera, em todo evento do grupo Deus nos propõe algo para nosso crescimento!

No JUMP passado Deus nos convidou a não desviarmos nosso olhar d’Ele e a confiarmos em seu grande poder! Ver Deus em tudo não somente nas coisas extraordinárias e diferentes que nos acontecem, mas também nas coisas simples, no dia a dia, nos pequenos atos, no outro, e cientes da sua presença tão perto de nós o tempo todo, sermos capazes de confiar que Deus pode desde nos ajudar na superação dos nossos limites até fazer cessar a chuva!

Nesse JUMP Ele tem mais uma proposta pra gente, porque Ele não quer nos ver seguindo uma vida cristã só por seguir, Ele quer que nós sejamos d’Ele por completo, e isso só é possível com liberdade, questionamentos, esclarecimento e Amor!

“A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.”
(I Corintios, 13, 9-12)

A proposta está lançada, galera!Agora, cabe a cada um abrir o coração arrumar as malas e se lançar nessa experiência com Cristo!

Um super abraço!
Que Deus nos abençoe!!!

PS: As fotos do 1º JUMP foram colocadas na pasta de fotos do JUNAC. Para ver é só clicar no link ao lado!

26/08/2008

Eu tomo posse daquilo que sou

OOOOiiiiii!!!!
Galera, mais um texto do Pe. Fábio de Melo!!! Muito bom!!
Um texto pra nos preparar pro que está por vir!
Aguardem! ;)
Um grande abraço! Fiquem com a Paz de Jesus!

"Ser pessoa é antes de tudo ter consciência: “Eu sei quem sou eu. Tenho diante de mim minhas dificuldades, mas eu me aceito!” Conversão é tomar posse daquilo que se é. Por isso, Deus não pode trabalhar com uma pessoa mascarada, que não se aceita.

Não existe cristão se ele não se aceitar do jeito que é. Você é o que é, e a sua conversão passará por aquilo que você é!

Jesus quando viu Maria Madalena fez com que ela voltasse a ver aquilo que ela era, não uma prostituta, mas uma filha de Deus projetada por Ele; não aquilo que a sociedade criou.

Nós caímos muito nos artifícios que nos são apresentados. Nossa vida se ilumina por novidades e gostamos muito do estético. E seguimos aquilo que é diferença, não somos fã da disciplina.

Corremos atrás de coisas e duas semanas depois vemos que realmente aquilo não era tão bom como parecia.

Por que os artistas não permanecem muito tempo casados? É por causa disso. Querem respostas rápidas, românticas, buscam o brilho eterno e acabam desanimando. Então, o outro começa a decidir por nós e ficamos perdidos. Muitas pessoas, ora dão um testemunho de que acreditam em Deus ora, passado um tempo depois, já dizem acreditar em Buda, depois em Maomé, e mais tarde na energia [cósmica]... Não ficam presas a nada.

Cuidado para não seguir somente as vaidades. Somos vaidosos, mas não podemos ser levados pela vaidade. Não invente um personagem, seja aquilo que você é. Seja autêntico, assim você provoca autenticidade nas pessoas a seu redor. Procure ser aquilo que Deus o fez. Se você está correndo atrás de porcaria cuidado para não acabar deixando de ser aquilo que Deus fez de você.

Deus acontece plenamente no nosso coração quando nós nos permitimos ser aquilo que somos. A nossa divindade só acontece na participação.

Não seja aquilo que dizem que você é. Parece estranho, mas não podemos dar aquilo que não temos. Se você não descobrir que você é sagrado, você não vai perceber a sacralidade que o outro é!

Quem não se ama não sabe amar ninguém. É uma pessoa ausente de si mesma. Os amores estragados que passaram minou aquilo que se era. Há pessoas que vemos que não têm amor-próprio; mas nós não temos o direito de perder esse amor.

Tome posse do que você é para depois dar-se ao outro."

Foto Padre Fábio de Melo

22/07/2008

CASTIDADE


Galera,
Li esse texto, e achei interessante o modo com que trata o jovem de hoje, que segue a linha do Amor de Deus, e resolvi dividir com vocês. Espero que gostem. Um grande beijo, Ludmila.

"Estava entrando na igreja, e senti o Senhor me falando. Imediatamente me coloquei em prontidão: “fala, Senhor, que teu servo escuta”. Lembrei dos jovens que me pedem socorro porque não querem cair, mas, de maneira especial, lembrei dos que me pedem isso e até, com um ar de vergonha, me dizem: sabe, Eraldo, eu sou virgem. Pela infinita graça do Senhor, tive a oportunidade de conhecer muitos jovens virgens. E digo: quase ninguém na Igreja fala com eles ou para eles, por isso hoje dedico minha atenção a vocês, “heróis da resistência”. De maneira especial, quero dizer parabéns. Hoje sou capaz de sentir a dor que vocês passam, quando alguns “amigos” vêm contar como vantagem suas aventuras, muitas vezes mentirosas e cheias de frustrações ocultas, mas que provocam um sentimento de “acho que não sou normal”. Queria dizer a vocês que muitos, mas muitos jovens se arrependem depois de perder a virgindade. Parece que ficam viciados em algo insaciável. A maioria dos rapazes aumenta o número de vezes em que masturbam diariamente, passam a viver como aqueles cachorros que andam ruas e mais ruas atrás da cadela que está no cio, acham que o mundo é feito de cadelas no cio. As meninas infelizmente se frustram, na grande maioria, na primeira vez. Aí se enganam, se enganam até que se acostumam com a enganação e concluem que o sexo é aquele “quase nada” que conheceram.

Com os dias passando, percebem que as coisas ficam mais difíceis de serem vividas, que quem tinha um pouco de juízo começa a se questionar, porque parece que Deus construiu um muro no céu e as orações ficaram difíceis de passar esse muro, e aos poucos se acomoda com a situação.

Se você é virgem, vou te falar: depois da primeira, nada na vida permanece igual. Deus deu o sexo como presente sagrado. Se ele não é usado no matrimônio, é produto roubado. E normalmente coisas roubadas não têm garantia de funcionar bem. Quantos namoros vi que, após a insistência de uma das partes, o outro cedeu e destruíram anos de atenção, carinho e respeito por uns minutos de roubo. Quantos jovens se abrem comigo e dizem: “eu finjo que estou tendo orgasmo para não magoar meu namorado, mas cada vez que a gente transa eu penso em Deus, no que eu perdi de pureza, de simplicidade, de verdade nas coisas, da distância que fiquei dos meus pais e das pessoas que realmente me amam por causa da maneira que estou vivendo”. Quantos jovens não dariam tudo para poder reclamar que não valeu a pena a experiência. Quantos que, se questionados de verdade mesmo, não gostariam de reclamar que foram lesados, que seus amigos, a TV diziam um monte de coisas que ele não sentiu, quantas coisas esconderam ou não falaram e que estão fazendo a vida ser mais difícil, ter mais medos. Ah, se no inferno tivesse um Procon! Certamente, muitos jovens lá estariam, devolvendo seus sonhos amargos e querendo o preço do que custou a curiosidade ou a falta de controle depois de uns goles a mais. Resta a misericórdia de Deus para consolar e ajudar a remendar os panos rasgados, mas fica a lição que ninguém tem coragem de testemunhar. Será que vale a pena perder a virgindade de qualquer maneira? Há quantos anos você está se guardando? Não jogue fora esse tempo por nada, curta a emoção de ser da pessoa a quem Deus escolheu para você. E melhor ainda, enquanto isso, seja esposa de Deus (mesmo sendo homem, a esposa é a Igreja). Os virgens são como esposas do Senhor e ele os entrega aos que ele mesmo escolheu para serem abençoados com todas as riquezas do matrimônio, entre elas, o sexo. Obrigaram-nos a experimentar Coca-Cola e muitas outras coisas, das quais talvez até hoje sejamos dependentes, mas não somos obrigados a fazer tudo o que os outros influenciam na gente. Devemos, ao contrário, mostrar que certas coisas estão vivas e merecem atenção. Entre elas, respeito, pureza, simplicidade, autodomínio... Nunca podemos esquecer que no inferno não tem Procon. Fica para os espertos a cruz de Cristo, como refúgio dos valentes que enfrentam esse mundo e suas loucuras, e o Coração Eucarístico de Jesus, para aqueles que sabem o que querem. Vença os minutos de provação ou tentação, eles passam rápido, e preste atenção: Deus sempre te dá uma chance antes da queda, através de um pensamento ou uma música, para que você se questione se quer cair mesmo. Aprenda a usar esses toques de Deus. Assim você nunca levará “gato por lebre” e quando experimentar o sexo verdadeiro, com as graças do matrimônio, vai saber o quanto Deus nos ama.

Um abraço e força. Vença! "

Eraldo Mattos

30/06/2008

Eu e meu melhor amigo

Navegando pelo site da Canção Nova, li um texto do Pe. Fábio de Melo que me encantou muito, não só pela beleza das palavras e pelo conteúdo mas pelo sentimento que me causou ao pensar nesse convite à intimidade que Jesus nos faz a cada dia.
Este é um texto apaixonante, e merece ser lido com carinho e atenção especial! :)



"O meu melhor amigo morreu numa tarde triste de sexta-feira. O sol ainda era quente e o calor era intenso. Morreu de um jeito cruel. Vítima de um sistema político e religioso que não sabia entender que Deus prefere os miseráveis. Morreu porque amou demais; morreu porque não sabia mentir. O meu melhor amigo não sabia ser indiferente. Viveu o tempo todo recolhendo os que estavam caídos e desacreditados. Ele foi um ser humano inesquecível. Entrava em lugares proibidos e dormia na casa de pessoas abomináveis. Trocou santos por Zaqueu, doutores por Mateus. Não se preocupava com o que os outros estavam achando dele, mas ocupava-se de sua vida como se cada instante vivido fosse o último. Meu melhor amigo tinha o poder de ser irreverente. Ele olhava nos olhos dos fracassados e lhes restituía a coragem perdida. Segurava nas mãos dos cansados e os convencia que ainda lhes restavam forças para chegar. O meu melhor amigo era desconcertante. Tinha o dom de confundir os sábios e encantar os simples. Eu, certa vez, também me encantei com ele. Chegou num dia em que eu não sei dizer qual foi. Chegou numa hora em que não sei precisar. Sei que chegou, sei que veio. Entrou pela porta da minha vida e nunca mais o deixei sair. Somos íntimos. Minha fala está presa à dele. Eu o admiro tanto que acabo tendo a pretensão de querer ser como ele. Já me peguei cantando para ele os versos de Tom Jobim: “Não há você sem mim e eu não existo sem você!” Ele sorri quando eu canto. Meu melhor amigo me ensina a ser humano. Ele me ensina que a vida é uma orquestra linda, mas dói. Ele me ensina a apreciar os acordes tristes... e aí dói menos. A beleza distrai a tristeza. Foi assim que eu assisti à sua morte na Sexta-feira Santa. Eu sabia que era passageira. Era apenas um interlúdio feito de acordes menores, dilacerantes de tão tristes. Meu amigo não sabe ser morto. Ele gosta é de ser vivo, vivente! E é assim que eu entendo a dinâmica da Ressurreição. Quando digo: “Ele está no meio de nós!” eu estou convidando o meu amigo a ser vivo através de mim. Quem ama, de verdade, leva sempre a criatura amada por onde vai. E é assim que o amor vai se tornando concreto no meio de nós. É assim que a vida vai ficando eterna... e a gente vai ressuscitando aos poucos... Hoje, eu acordei mais feliz. Nada de especial me aconteceu. Apenas me recordei de que meu melhor amigo ainda acredita em mim, apesar de tudo. Eu sou um legítimo representante de sua ressurreição no mundo. Não posso me esquecer disso. As pessoas olham para mim... eu espero que elas não me vejam... eu espero que vejam o meu melhor amigo, em mim."

Padre Fábio de Melo
artigos@cancaonova.com

22/06/2008

A decisão proferida no último dia 29 pelo Supremo Tribunal Federal a favor da liberalização do uso células tronco embrionárias em pesquisas científicas e terapêuticas significou, para muitos cristãos, a verdadeira derrocada dos esforços empreendidos na batalha contra a causa.
Mas que essa notícia não sirva pra nos desanimar e sim para nos dar ainda mais força na continuidade da luta em favor da vida!
A CNBB respondeu ao fato com indignação como se pode presenciar abaixo em alguns trechos da nota escrita:

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou a validade constitucional do artigo 5º e seus parágrafos da Lei de Biossegurança, n. 11.105/2005, que permite aos pesquisadores usarem, em pesquisas científicas e terapêuticas, os embriões criados a partir da fecundação “in vitro” e que estão congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização.
(...) não se trata de uma questão religiosa, mas de promoção e defesa da vida humana, desde a fecundação, em qualquer circunstância em que esta se encontra.
No mundo inteiro, não há até hoje nenhum protocolo médico que autorize pesquisas científicas com células-tronco obtidas de embriões humanos em pessoas, por causa do alto risco de rejeição e de geração de teratomas.
A alternativa mais viável para essas pesquisas científicas é a utilização de células-tronco adultas, retiradas do próprio paciente, que já beneficiam mais de 20 mil pessoas com diversos tipos de tratamento de doenças degenerativas.
Reafirmamos que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade: todo comportamento que possa constituir uma ameaça ou uma ofensa aos direitos fundamentais da pessoa humana, primeiro de todos o direito à vida, é considerado gravemente imoral.
A CNBB continuará seu trabalho em favor da vida, desde a concepção até o seu declínio natural."


Para mais detalhes e informações sobre a votação, acesse o link http://marciowanderley.blogspot.com/2008/05/stf-aprova-pesquisas-com-clulas-tronco.html

14/06/2008

“Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (Jo 6, 55-56)

Relembrando o grupo do último domingo, antes da Adoração, foram citados vários Milagres Eucarísticos, dentre eles o mais famoso que é aquele que ocorreu com o padre incrédulo de Lanciano (Itália).
Hóstia que se fez carne durante a celebração da Santa Missa em Lanciano.

Muitos desses milagres aconteceram ao longo da história, já foi feito até um Mapa Eucarístico com mais de 130 milagres, sendo maior parte deles na Itália.

O professor Felipe Aquino fala de dez milagres eucarísticos (clique aqui)

Um outro milagre eucarístico bastante famoso ocorreu em Offida, Itália no ano de 1273. Uma mulher chamada Ricciarela, que estava tendo problemas no casamento, resolveu procurar uma bruxa, que a pediu que pegasse uma Hóstia Consagrada para realizar um feitiço.E assim a mulher fez. Porém, quando o feitiço estava sendo feito, a hóstia roubada se transformou em carne. A mulher amedrontada enrolou a hóstia em um pano e a escondeu em sua casa. Somente depois de muito tempo, Ricciarela cheia de remorso, confessou ao frade Giacomo Diotallevi,o que tinha feito. E quando foram até o esconderijo, viram que as Relíquias envolvidas no lenço estavam intactas.
Os relicários do lenço manchado de sangue e a Cruz que contém a Hóstia milagrosa estão expostos na Igreja de Santo Agostinho em Offida.
Além disso, há casos de pessoas que passaram muitos anos se alimentando somente de hóstia. Teresa Newmann, da Alemanha, passou mais de 36 anos se alimentando somente de uma hóstia diária. E recebia também as chagas de Cristo dentre outros fenômenos sobrenaturais.

Teresa Newmann tendo visão da Paixão de Cristo e recebendo as Chagas de Cristo.


Esses milagres só reforçam aquilo que nós sentimos quando comungamos ou estamos perto do Santíssimo, que aquele é verdadeiramente Corpo, Sangue, Alma e Divindade do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quanto amor dar a própria carne e o próprio sangue para saciar seus filhos. E quanto cuidado fazer isso de forma a ser acessível a todos! :D
Esse é o nosso Deus, que nos acha tão preciosos e que nos ama!

Para finalizar um trecho do livro: Eucaristia: nosso tesouro, de Padre Jonas Abib


"Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor" (1Cor 11,25-27).
Aí está a prova mais linda da presença real de Jesus na Eucaristia. Como alguém poderia ser culpado para com o corpo do Senhor, recebendo-o indignamente, se Ele não estivesse realmente ali, debaixo das aparências do pão e do vinho?
Diante disso, precisamos nos examinar para não recebermos o corpo do Senhor indignamente. Precisamos acautelar-nos para não cair na rotina e no relaxamento.
Peçamos ao Senhor a graça de O recebermos com o coração aberto em atitude que rezassem sempre.
Quando o anjo apareceu aos pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, ele lhes ensinou uma oração em desagravo ao Senhor presente na Eucaristia. Pediu que rezassem sempre:
"Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".
Precisamos pedir ao Senhor um coração cheio de amor e respeito pelo Seu corpo presente na sagrada Eucaristia.

05/06/2008

"Quando a última árvore for derrubada, o último rio secar, o último peixe for morto, é que o homem vai saber que dinheiro não se come..."

05 DE MAIO : DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE!!!


Não só hoje, mas todos os dias, vamos pensar em como estamos tratando esse meio ambiente do qual fazemos parte. E compreender, e assim tentar reverter o processo, que a falta de água, de alimento, catástrofes que estão acontecendo, etc são consequências dos nossos atos de violência com a natureza.

A SACRALIDADE DA ÁGUA

É de consenso entre as comunidades científicas e sociais que a água possui papel determinante na perpetuação das espécies bióticas do planeta Terra. Todavia um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade nas últimas décadas baseia-se na má gestão dos recursos hídricos, problemática que se traduz pela poluição de mananciais, rios e lagos por uma ação humana não introduzida no ideal de sustentabilidade.
Negar a necessidade de ações imediatas que visem deter os graves sintomas já presenciados no âmbito hidrosférico, significa remetermo-nos a uma condição de negligência frente a um problema que possui efeitos tanto futuros quanto presentes.
Analisando esta temática, a igreja Católica tem seguido caminhos que apontam para uma defesa à preservação ambiental, principalmente na questão das águas, fato que podemos recordar com o tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2004 que tinha como lema: “Água, Fonte de Vida”.
Seguindo a mesma política ambiental, no último dia 19 o presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, Cardeal Rafael Martino, apresentou, no Vaticano, a participação da Santa Sé na Expo 2008, na cidade espanhola de Zaragoza. Trata-se de um evento que ocorrerá entre 14 de junho e 14 de setembro com o tema: "Água e desenvolvimento sustentável".
Essa exposição promete ser muito interessante e produtiva, uma vez que contará com a participação de cem países dos cinco continentes e abordará a dimensão divina e humana da água.
A Santa Sé pretende expor um acervo de 38 peças de arte que evocam o valor da água na vida da Igreja como uma pia batismal utilizada em celebrações solenes de Páscoa. Dentre estas peças, estarão presentes algumas dos acervos do Vaticano.
Segundo uma pesquisa realizada atualmente, estima-se que mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e até o final do século, 3,2 bilhões sofrerão com escassez. A Organização Mundial da Saúde, inclusive, prevê que 1,7 milhão de mortes anuais sejam causadas pelas águas poluídas.
O Cardeal considerou que ao homem foi dada a responsabilidade de cuidar da criação. Citada no Antigo e no Novo Testamento, a água é portadora de vida e por ela somos convidados a partilhar a vida de Cristo.

Curiosidade: Você sabia que 1 litro de óleo polui cerca de 1.000.000 de litros de água¿
Pensando nisso a equipe de Trabalho Social do JUNAC começou uma campanha de arrecadação do óleo de cozinha.
Tenha uma atitude cidadã! Ajude a natureza participando da coleta do óleo, é muito simples: guarde todo o óleo de cozinha utilizados nas atividades domésticas em um recipiente adequado, depois o encaminhe para um dos integrantes da equipe que repassarão esse material a uma entidade responsável que terá a tarefa de reaproveitá-lo. Uma das principais empresas com esse caráter presente no estado é a Marca Ambiental que se localiza em Cariacica. Maiores informações acesse o link: http://www.marcaambiental.com.br/index2.asp

01/06/2008


Queridos amiguinhos, estamos famosos!!! : )


Nesse domingo (25 de maio), aconteceu a primeira fase de jogos do 1º Campeonato Esportivo Arquidiocesano; mas independente de qualquer resultado, quem ganhou o super troféu Joinha (modéstia à parte) foi o JUNAC!

Nós vamos até aparecer na TV!!!! A galera do Em Movimento filmou nosso time masculino jogando vôlei (com aquele estilinho Jeca Tatu pós-pós-moderno), e a torcida bombante na arquibancada!
A reportagem vai ao ar no dia 21 de junho (sábado), o programa Em Movimento começa às 13h45min.

Galera, foi realmente muito bom ver a alegria contagiante e a união do nosso grupo! Quem não foi nessa primeira fase vai ter oportunidade de participar da segunda fase dos jogos que serão realizados no dia 22 de junho!!
Vamos lá pessoal, nos divertir juntos e dar uma força aos nossos atletas, porque isso é estar unido no amor de Cristo!

Para quem quiser conferir os resultados, a classificação para a próxima fase e as fotos dos melhores momentos é só entrar no site:

http://esportejuventude.samus.com.br

E para ver nossas fotos é só clicar em fotos do JUNAC nos links favoritos ao lado!
Grande abraço!!!
Deus nos abençoe!


25/05/2008

ATUALIDADE (PARTE II)


O mapa mostra Anapu, cidade onde a missionária Dorothy Stang, por mais de quarenta anos lutou pela melhoria da qualidade de vida e pelos direitos dos trabalhadores rurais. E cidade de Breves, na Ilha de Marajó, onde Dom Azcona denunciou casos de exploração sexual de crianças, tráfego de mulheres, e narcotráfico. E é a cidade onde fica a base das missões do Projeto Amazônia da RCC, que luta para que “todos tenham vida, e vida em abundância!”

Continuando o raciocínio do texto atualidade parte 1, vários religiosos continuam corajosamente enfrentando freqüentes ameaças. Um exemplo foi citado pela Tininha no último aprofundamento (dia 04 de maio), o bispo Dom Azcona.

Segue abaixo, trechos de um relato de um membro do Ministério Universidades Renovadas (Renovação Carismática Católica) após ter conversado por telefone com Dom Azcona.

"Toca-me a delicadeza, a coragem, a humildade, a fé e a concretude do Evangelho na vida desse homem! Começamos a conversar sobre as ameaças e Dom Azcona disse estar em paz e sentir até uma suave alegria pelo Senhor conceder-lhe a graça de dar a vida pelo Reino. Falou de Santo Inácio de Antioquia que, às portas do martírio, disse: “Agora nasce um homem”. Antes ele tinha planos de viver 10, 15 anos, agora sabe que sua vida está nas mãos de Deus e que pode ir ao encontro do Senhor a qualquer momento. Pediu que orássemos por ele, para que tenha humildade diante do imenso dom de poder morrer mártir pelo Senhor. Por fim, expressou sua alegria por um Bispo, que todos sabem estar ligado a RCC (Renovação carismática católica), ser alvo dessas perseguições, pois tal fato revela que a experiência do Espírito é plenamente conciliável com ação em favor dos pobres e com o compromisso de construir uma sociedade mais justa. (...)"

Vale também citar o Projeto Amazônia da Renovação Carismática Católica, que recruta missionários de todo Brasil, para ir à região Transamazônica, com o objetivo de "colaborar com as Igrejas da Amazônia, respeitando e interagindo com seu povo, sua cultura e sua história, para que, em Jesus, todas as pessoas tenham as condições necessárias ao seu pleno desenvolvimento, ou seja, tenham vida e vida em abundância."

Quem quiser saber mais sobre o projeto é só acessar o site :

http://www.rccbrasil.org.br/pa/


Deixemos a vida e obra dessas pessoas tocarem nosso coração. Nós, como cristãos, temos o dever de não nos acomodar com situações de desamor e injustiça, pois assim Jesus Cristo nos ensinou. Que nossa fé se concretize no amor ao próximo, amor gratuito, sem interesse.

Vou finalizar com um trecho da nota de solidariedade aos bispos ameaçados, divulgada pela CNBB:

"Em Cristo somos um só com eles e com as pessoas que eles defendem: os povos indígenas; as mulheres, crianças e adolescentes que o tráfico de seres humanos instrumentaliza, que a exploração sexual vende e as drogas matam. Apoiamos também seu empenho na defesa do meio ambiente que a ganância devasta com nefastas conseqüências para a vida humana. Suas lutas são, portanto, as nossas lutas, seus sofrimentos são os nossos sofrimentos. O martírio deles seria "crucificar novamente o Filho de Deus" (Hb 6,6). Seria injusta qualquer agressão a estes agentes. Sabemos também porque são perseguidos: "O servo não é maior que seu senhor. Se me perseguiram, vos perseguirão”. (Jo 15,20)".