29/09/2008

Festa das Bodas (Mt 22,1-14)
Texto escrito por:
Vinicius
Thais
Hermann
Lucas Lourenção
Carolina Provete
Mariana Pereira
Icaro
Larissa Piumbini

“Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas: ·O Reino dos céus é comparado a um rei que celebrava as bodas do seu filho. Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir. Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas! Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio. Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram. O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade. Disse depois a seus servos: O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos. Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes. Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados. O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não”. trazia a veste nupcial. Perguntou-lhe: Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma. Disse então o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.”

Os primeiros convidados eram os judeus, os mais próximos na época. Como eles não compareceram, o convite foi aberto a todos. Mas a nossa conduta é muito importante, temos que nos preparar da forma correta para a manifestação de Deus, pois somos Sua imagem e semelhança. Porém havia um homem que estava sem a veste correta.

A questão da veste não é apenas desconhecer os ensinamentos de Cristo. É também não estar aberto para a mudança. Não adianta participar das missas e do JUNAC sem estarmos abertos para a Vontade de Deus.

Em questão a Deus enviar os homens ao “lago de fogo” em certas ocasiões, não é por ser mal e sim pela conseqüência de atos que os homens cometem perdendo o horizonte de uma causa maior. É necessário passarmos por dificuldades para podermos enxergar melhor as coisas boas ao nosso redor, recuperar a visão das coisas que têm valor. Devemos lembrar que sempre após o sofrimento existe algo maior. Deus não age em vão.

Os pensamentos de Deus vão muito além dos humanos e é por isso que não devemos julgá-lo e sim acreditar, pois é nisso que se baseia a fé. Deus é um grande educador, às vezes interferindo em nossa vida para evitar que algo que não possamos suportar ocorra e com isso não seja alcançada nenhuma finalidade. Vale lembrar que mesmo Deus interferindo em nossas vidas ele não interfere em nossas escolhas, conservando dessa forma o livre-arbítrio.

Muitas vezes deixamos de ir à Bodas para cuidar de nossas coisas, nossos lazeres, nossos estudos e perdemos o grande banquete.

Deus não faz distinção entre maus e bons, convoca a todos a trabalhar em Sua obra. Nós muitas vezes julgamos as pessoas pela aparência e deixamos de apresentar-lhes Deus por acharmos essas pessoas indignas.

Nenhum comentário: