14/11/2008



Olá Galera!!!
Esta semana tivemos a participação de uma pessoa muito especial para escolha do post: a Renatinha, essa lindeza de pessoa..hehehe..

O texto foi achado por ela no blog da Eliana Ribeiro e trata justamente de um tema que já é comum a nós por ter sido falado no último grupo: a Confissão. Esperamos que gostem!! Beijos!
Bruna Grobberio

Diga sempre de novo: “Sim, eu pequei diante dos céus e diante dos homens” - e você evocará sempre de novo do Pai celestial esta palavra sobre si: “Tragam-lhe o melhor vestido, o anel…” e o Pai apertará você ao coração.
“Confessai, pois uns aos outros, os vossos pecados, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder.” Tg 5,16
Para você fazer uma boa confissão é preciso examinar a sua consciência, com a luz do Espírito Santo, uma dica muito prática que lhe dou é ler, meditar e escrever seus pecados diante desses 20 pontos abaixo, e com coragem, sem nada a esconder do sacerdote, que ali representa o próprio Jesus, confesse.

1 :: Amo a Deus mais do que as coisas, as pessoas, os meus programas?
Ou será que eu tenho adorado deuses falsos, como o prazer do sexo, antes ou fora do casamento, o prazer da gula, o orgulho de aparecer, a vaidade de me exibir, de querer ser “o bom”, etc.?

2 :: Eu tenho, contra a lei de Deus, buscado poder, conhecimento, riquezas, soluções para meus problemas em coisas proibidas, como: horóscopos, mapa astral, leitura de cartas, búzios, tarôs, pirâmides, cristas, espiritismo, macumba, candomblé, magia negra, invocação dos mortos, leitura das mãos, etc.? Tenho cultivado superstições? Figas, amuletos, duendes, gnomos e coisas parecidas? Procuro ouvir músicas que me influenciam provocando alienação, violência, desejo de sexo, rebeldia e depravação?

3 :: Eu rezo, confio em Deus, procuro a Igreja, participo da Santa Missa nos domingos? Eu me confesso? Comungo?

4 :: Eu leio os evangelhos, a Palavra viva de Jesus, ou será que Ele é um desconhecido para mim?

5 :: Eu respeito, amo e defendo Deus, Nossa Senhora, os Anjos, os Santos, as coisas sagradas, ou será que sou um blasfemador que age como um inimigo de Jesus?

6 :: Eu amo, honro, ajudo os meus pais, ou meus irmãos, a minha família? Ou será que eu sou “um problema a mais” dentro da minha casa? Eu faço os meus pais chorarem? Eu sou um filho que só sabe exigir e exigir? Eu minto e sou fingido com eles?
Vivo o mandamento: “Honrar pai e mãe”?

7 :: Como vai o meu namoro? Faço da minha garota um objeto de prazer para mim? Como um cigarro que eu fumo e jogo a “bita” fora? Ela (e) é uma “pessoa” com a qual quero conviver ou é apenas uma “coisa” para me dar prazer?

8 :: Eu vivo a vida sexual antes do casamento, fora do plano de Deus? Eu peco por pensamentos, palavras atos, quanto a esse assunto: Masturbação, revistas pornográficas, filmes, desfiles eróticos, roupas provocantes? Vivo o homossexualismo?

9 :: Eu respeito meu corpo e a minha saúde que são dons de Deus? Ou será que eu destruo o meu corpo, que é o templo do Espírito Santo, com a prostituição, com as drogas, as aventuras de alto risco, brigas, violências, provocações, etc.?

10 :: Sou honesto? Ou será que tapeio os outros? Engano meus pais? Pego dinheiro escondido deles? Será que eu roubei algo de alguém, mesmo que seja algo sem muito valor? Já devolvi?

11 :: Fiz mal para alguém? Feri alguém por palavras, pensamentos, atitudes, tapas, com armas? Neguei o meu perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém?

12 :: Eu falo mal dos outros? Vivo fofocando, destruindo a honra e o bom nome das pessoas? Sou caluniador e mexeriqueiro? Vivo julgando e condenando aos outros? Sou compassivo, paciente, manso? Sei perdoar, como Jesus manda?

13 :: Sou humilde, simples, prestativo, amigo de verdade?

14 :: Vivo a caridade, sei sofrer para ajudar a quem precisa de mim?
Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta?

15 :: Sou desapegado das coisas materiais, do dinheiro?

16 :: Sou guloso, vivo só para comer, ou como para viver?

17 :: Eu bebo sem controle? Deixo que o álcool destrua minha vida e desgrace a minha família?

18 :: Sou preguiçoso? Não trabalho direito? Deixo todas as minhas coisas jogadas e mal-arrumadas, se estragando?

19 :: Sinto raiva de alguém é não perdôo o mal que me fizeram? Desejo vingança contra alguém? Sou maldoso?

20:: Sou invejoso? Ciumento? Vivo desejando o mal para os outros?
“Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e outro o reconduzir, que este então saiba: quem faz voltar um pecador do seu caminho errado, salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados. Tg 5, 19-20

Espalhe essa boa nova!!!
Eliana Ribeiro

3 comentários:

**RENATA** disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
**RENATA** disse...

nossa, esse texto da Eliana me ajudou ainda mais a ter coragem pra ir confessar!pq eu sempre ficava meio q "adaptando" meus pecados,querendo me enganar q algumas coisas que eu faço não seriam beeem pecados!hehehe
pobre renata!
aí axo que essa reflexão baseada nos 10 mandamentos me auxiliou a enxergar algumas coisas,q como disse,eu tentava esconder de mim msm!
as vezes parece meio duro ou radical de mais ler essas coisas referentes ao pecado, tanto que ninguém nem gosta mto de falar sobre isso, neh?! mas é algo que a própria Igreja nos propõe. E a partir do momentos que acreditamos q ela é a continuadora da obra de Cristo é justo que sigamos tais conselhos. E é bem nítido o quanto constantemente Paulo em suas cartas nos exorta com relação ao pecado... e axo que esse post é bem uma atualização do que nosso bondoso missionário nos deixou!

axo q o nosso exercício deve ser olhar pra tais conselhos com olhos de amor e não de repressão! pensar que são conselhos que irão nos trazer vida e não morte! =]

espero q possa ajudá-los tb! ;)
e q o doce Espírito Santo nos auxilie nesse constante exame da nossa consciencia!

a paz, lindezas!! rs
..
*

Leticia disse...

qual é o problema de uma pessoa praticar o homossexualismo? :)