09/10/2008

A Figueira Estéril (Lc 13,6-9)

"Disse-lhes também esta comparação: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou. Disse ao viticultor: - Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno? Mas o viticultor respondeu: - Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás. "

Escrito pelo grupo da Maiumy:

  • Quando esperamos alguma coisa acontecer e isso não acontece no tempo em que desejamos, muitas vezes não temos paciência e desistimos. Além disso, talvez as coisas não aconteçam porque ficamos parados esperando que as coisas "caiam do céu" e não agimos.

  • Sempre precisamos de um adubo para que a nossa figueira dê frutos: FÉ + ESPÍRITO SANTO.

  • Se Deus nos confia algo é porque Ele sabe que temos a capacidade de passar isso adiante, apesar de todas as nossas limitações. Além do mais, do que adiante recebermos, se não partilhamos com os outros? Acaba sendo um ato egoísta...

  • Mesmo que até agora a nossa figueira não tenha dado frutos, Deus não desiste de nós e nos dá uma nova chance. E, nessa nova chance, Ele não nos cobra que O escolhamos, mas nos dá a liberdade de TALVEZ, se quisermos, O seguirmos.

  • Podemos ser como viticultores da figueira das outras pessoas, não as deixando desistir, mesmo diante das dificuldades.

  • Se nos prendermos muito ao ter frutos, acabaremos não percebendo as outras qualidades da árvore, como por exemplo a sombra que as folhas nos proporcionam. Ou seja, nem sempre o que julgamos ser o melhor para nós é o melhor para o outro. Só Deus sabe o que é melhor para cada um.

  • Ás vezes, precisamos permitir que "arranquem" algumas coisas que, inutilmente, ocupam espaço em nossa vida, para que sejam plantadas coisas melhores, que darão bons frutos.

Nenhum comentário: