09/10/2008

Parábola da ovelha perdida (Lc 15, 1-7)

Texto escrito por:

Paty Correia
Júlia Muniz
Caio Miled
Karen
Luciany
Rafaela
Marcos
Karla
Karoline
João Marcos
Rodolfo


"Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo.Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida!Então lhes propôs a seguinte parábola:Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo,e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."

É muito bonita essa predileção de Deus pelos piores, pelos que se perderam. Então nos vem aquele pensamento: "Vou me tornar o pior para que Deus tenha preferência por mim."
A gente acaba se enganando com esse pensamento. Para Deus, o que vale é a intenção do coração, Ele sabe as nossas limitações e quer agir em favor disso.Agir de forma ruim para tentar atrair a predileção de Deus é algo que não funiciona, pois Ele enxerga a verdade do coração.
Uma vez conhecido esse amor de Deus por n´s, é importante a gente assumir esse papel de Bom Pastor para o irmão também.
É a missão que Ele nos dá de ir atrás daqueles que se desviaram e nos alegrar por aqueles que se convertem. Não porque eles sejam melhores, mas sim pela alegria de ter conseguido mais uma alma para Deus!
Cada vez mais que vivemos com Deus, devemos deixar essa condição de ovelha perdida, para assumir a condição de ser bom pastor na vida das pessoas.
Como exemplos no nosso dia-a-dia podemos analisar as ovelhas como nossos filhos, pelos quais certamente largaríamos tudo e iríamos atrás. Ou até mesmo se as ovelhas fossem nossos amigos, que se perderam no mundo ou se afastaram do caminho de Deus, que iríamos buscá-los de qualquer forma.
De acordo com essa reflexão podemos perceber também que as parábolas da Bíblia só são citadas em momentos ruins, momentos em que há queda, passando a ter uma esperança e um aprendizado.

Nenhum comentário: