27/09/2008

O Bom Samaritano


Texto escrito por:

Poliana
Patrícia Milanezi
Daniel Pombo
Bruno
Mariana Calazans
Nathan
Bruna Barros
Betânia
Raissa
Ramon

Ao ser questionado pelo mestre da lei como herdar a vida eterna, Jesus o responde com outra pergunta: “O que está escrito na lei e como a entendes?”. O mestre da lei responde repetindo alguns mandamentos como se fossem suficientes para alcançar o céu.Para tentar justificar sua pergunta tão óbvia, cuja resposta ele mesmo já conhecia, o mestre da lei faz outra pergunta: “Quem é o meu próximo?”Para responder Jesus conta uma parábola:Um homem que viajava, ao ser assaltado e espancado, foi deixado inconsciente no caminho por onde passou um sacerdote, um levita e um samaritano. Diante da situação do viajante, somente o samaritano mostrou-se compadecido, cuidando de suas feridas e levando-o a um abrigo. Além disso, deixou para o andarilho algumas moedas garantindo assim a sua sobrevivência. Jesus ao final da parábola diz ao mestre da lei para ir e fazer mesmo que o bom samaritano, pois este foi o que se mostrou próximo daquele que caiu na mão dos assaltantes.

Para começar, o amor vai além de decorar “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como o ti mesmo”. Amar é colocar isso na prática; e se alguém não mostra amor pelo próprio irmão, é pouco provável que seja verdade que ame a Deus. Afinal, se não consegue amar algo que vê, como amará aquilo que não vê?!
Assim como o samaritano, devemos sair do comodismo e quebrar qualquer barreira ideológica de que iguais só devem se preocupar com os iguais. E não nos acostumar com o que é “normal” (como as tragédias sócias que de tão corriqueiras se tornam comuns) e espalhar o amor e o cuidado, como um perfume que distingue os cristãos dos outros, ser sal da terra e luz do mundo.
Ser cristão ultrapassa seguir regras que são impostas, pois a “regra” que mais vale para Deus é aquela que é sincera, que vem de dentro. Assim como o samaritano, que foi bom espontaneamente, porque o amor era seu modo de viver, sem querer reconhecimento ou se mostrar um bom cidadão ou religioso. Pois, se de graça recebeis, de graça deveis dar como diz em Mt, 10, 8.
Mas quem é meu próximo? Jesus alargou o amor até o universalismo estendendo aos inimigos, todo e qualquer homem é próximo do cristão autêntico.Além disso, podemos extrair da parábola que o samaritano não foi assistencialista porque ele não só cuidou do homem naquele momento, mas garantiu que ele ficaria bem depois.
A parábola trata de um assunto muito martelado na Igreja, que todo mundo fala; por esse motivo corre o risco da gente deixar esse assunto na superficialidade e somente na teoria. Vale lembrar, então, que podemos nos esforçar e colocar o amor em prática, no nosso dia-a-dia, com o próximo: família, amigos, na escola ou qualquer um que se mostre necessitado.
Jesus diz ao mestre e a nós vai e faze o mesmo que o samaritano.
No filme “Antes de partir” (visto no Cine Junac) dois questionamentos importantes foram feitos, que nós devemos nos fazer
Você foi feliz até esse momento?
Você proporcionou alegria ao outro?
Com essas perguntas “simples” seremos capazes de saber se alcançamos o céu aqui na terra, e a eternidade como conseqüência.


Dicionário:

Os samaritanos são um grupo étnico religioso da cidade de Samaria que possui mesma base religiosa do judaísmo. Eram desprezados pelos Judeus pelo fato de ser uma raça misturada com Babilônicos e árabes.

Os levitas, na tradição israelita, são membros da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia (Gn 29,34; 35,22-26). Mas originariamente "levita" era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados com a tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único legítimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados à função de auxiliares do culto (1Cr 23,4-6). Ver as notas em Nm 3,11-13; 8,10-12; 18,20-25.

Um comentário:

Flá. disse...

aproveitem e lêem essa cronica de rubem alves! sobre o bom samaritano tb ^^ acho q vão gostar:

http://minhasmelodias.blogspot.com/2008/03/o-bom-travesti-de-rubem-alves.html

bjo!