16/09/2008

Atualidade - Ciência

Nos últimos dias tem sido veiculada uma notícia que para muitos tem sido questão de preocupação e temor. É a respeito da criação do LHC, o mais poderoso acelerador de partículas atômica, criado na Europa, com extensão de 27 km.

Sua criação foi pensada para a revolução da física das partículas, os cientistas acreditam que exista uma partícula ainda menor que os prótons batizada por eles de Bosson de Higgs. Fornecendo uma energia poderosíssima, os cientistas pretendem provocar um grande choque entre os prótons, simulando o ocorrido na teoria do Big Bang, e através dessa grande máquina encontrar o que eles vêm chamando de partícula de Deus, a partícula responsável pela criação da matéria.

Ouvimos alguns dizeres de que esse experimento iria contra a nossa Fé e que ele colocaria em choque até mesmo a existência de Deus, sendo um grande passo para o ateísmo.

Após um pouco de leitura e diante da formação que o próprio Deus me deu, gostaria de comentar o que penso sobre essa notícia e sobre o que ela vem repercutindo.

Primeiramente, a ciência não é inimiga da fé. Foi o próprio Deus quem nos deu a inteligência, para encontrarmos os meios para vivermos melhor. A medicina é uma grande prova disso, além dos muitos avanços tecnológicos que já contribuíram para uma vida mais estável e mais comunicativa. O que ocorre, como em todos os casos, é que algumas pessoas usam da ciência para o mal, assim como usam do poder para o mal, assim como usam da própria vida para o mal. É o livre arbítrio. Mas a ciência em si é benéfica.

Tal acelerador pode por em choque as partículas, mas de forma alguma pode colidir com nossa fé. Por que não pode existir essa tal partícula? O universo surgiu de alguma coisa, por que não de uma colisão? É claro que não por uma colisão puramente física, creio na intervenção e na ciência de Deus. Só Ele para criar todos esses pequenos detalhes constituintes do universo.

Dizer que se essa teoria for comprovada se comprova também a inexistência de Deus, é um absurdo ainda maior. Isso diz respeito apenas ao começo do surgimento do universo. Mas como dizer que por isso Deus não existe?

A existência de Deus nunca poderá ser posta em prova, porque ela está instaurada aonde nenhum cientista jamais teve e nem terá alcance: a nossa alma.

E tudo aquilo que vivemos ao lado Dele? E aquelas vezes que mesmo sozinhos sentimos uma presença? E aquele consolo que sempre recebemos quando estamos tristes? E aquela solução inesperada que sempre surge? E aquele jeito de olhar as coisas que temos e sabemos que não é nosso? E aquilo que sentimos quando clamamos por um tal de Espírito Santo? E aquela Comunhão que recebemos? E aquela capacidade de ser melhor a cada dia? E aquela preocupação e zelo que temos por pessoas que nem conhecemos direito? E tudo que presenciamos? E tudo que sentimos? E tudo que somos? E todo amor que possuímos? Para provar a inexistência de Deus, terão que provar primeiro que nós mesmos não existimos!

Que a nossa vida seja sinal claro da presença de Deus na vida daqueles que ainda não O viram, não O sentiram, não O conheceram!

"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gal 2,19-20

Vinícius Mota

Notícia do LHC: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL755596-10406,00-MAQUINA+PARA+RECRIAR+O+BIG+BANG+ESTA+FUNCIONANDO.html

Comentários no blog do Prof. Felipe Aquino: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/09/15/sobre-o-acelerador-de-particulas-lhc/

5 comentários:

Adalgiza Gonçalves Gobbi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

aprendi um negócio no curso Bíblico que achei muito interessante e gostaria de partilhar com vcs...

- A Ciência tem a função de explicar "COMO" surgiu o mundo e o ser humano, utilizando para isso teorias e hipóteses científicas.

- Já a Bíblia tem a funçao de explicar "PARA QUE" o homem foi criado e "QUEM" é o ser humano e quem o criou.

Ou seja, são objetivos totalmente diferentes. Portanto, é absurdo querer sempre harmonizar esses recursos. Pois o que vc quer explicar pode não ser a verdadeira função deles.

Esclareceu um pouco?
Espero que sim, pq pra mim, saber disso fez muito sentido!
Não é possível explicar a Fé.
Isso já resume tudo...

fiquem com Deus!

Anônimo disse...

O tal do LHC realmente eh um grande passo no desenvolvimento científico...
O problema eh que teve gente até dizendo que o mundo ia acabar por causa dele hauhauha
pelamordedeus!!
Pow galera, a ciencia simplesmente observa o que acontece e tenta dizer o que viu, mas nao explica eh NADA! Por exemplo:

(1) Por acaso vc ja se perguntou pq a gravidade te puxa pra baixo?? Resposta: Porque matéria atrai matéria. A Terra te atrai e vc atrai a Terra!

(2) Mas, por que isso acontece? Resposta: uma das propriedades da matéria é possuir massa e criar um campo, ou região de influência no espaço onde a matéria existente tende a atrair mais matéria.

(3) Mas, por que isso acontece? Resposta: Esse campo gravitacional pode ser visto como uma deformação no espaço-tempo e existe (acredita-se) devido à ação dos chamados gravitons, que seriam uma espécie de partículas elementares menores que os elétrons (realmente muuuuuuuuuuito menores) e que nunca foram detectados na realidade, sendo (teoricamente) os responsáveis por essa interação...

(4) E, se eles existirem, por que isso acontece?? Resposta: Só DEUS sabe!!!


Então, galera, a ciência pode cavar muito mais fundo do que já cavou, mas a fé existe até mesmo dentro da ciência. Algumas das grandes descobertas científicas na humanidade aconteceram somente porque acreditaram na possibilidade antes de serem verificadas na prática. Deus pode ter feito as coisas do jeito que Ele quis, mas o que torna a vida mais bonita é Ele nos ajudar a descobrir isso aos poucos =D

Um abraço do tamanho do céu, povo!!

Anônimo disse...

Frase para reflexão, de um dos maiores cientistas de todos os tempos:
"A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega."
(ALbert Einstein)

=D

Lívia Fornaciari disse...

adorei o texto.. e é isso ai mesmo: mesmo se descobrirem a origem do universo, essa tal partícula-mãe tem que ter vindo de algum lugar também uéé!!
e veio de Deus ;DDD