10/05/2011

Dia das Mães

Dia das Mães: um convite para voltarmos nosso olhar a Maria, mãe de Jesus.

Bom dia, Boa Tarde, Boa noite, galera de Deus! Semaninha sem grupo, que pena. Mas por um bom motivo, Dia das Mães. Quando penso na palavra mãe penso logo em amor. Como Maria, mãe de Jesus, que foi escolhida por Deus para carregar o Salvador em seu ventre. O amor materno de Maria foi capaz de apoiar Jesus de forma extraordinária nos planos que Deus havia lhe designado. Que honra é para nós poder chamar Maria de nossa mãe! Portanto, hoje convido a vocês a lerem esse texto que fala sobre Nossa Senhora, exemplo de coragem e amor.

Privilegiada criatura, escolhida para tão alta missão. Para exemplificar o perfil materno de Nossa Senhora, podemos utilizar algumas passagens bíblicas. A primeira é a passagem do Evangelho que esclarece a personalidade de Maria, que nos mostra seu silêncio e sua humildade. O anjo a encontra na quietude de sua casa, rezando, para dizer-lhe que fora escolhida por Deus para dar ao mundo o Emanuel, o Salvador. Ela se assusta com a mensagem celeste, porque, na sua humildade, nunca poderia ter pensado em ser escolhida do Altíssimo. Acolhe assim, por vontade divina, a palavra do mensageiro. Deus tem o direito de escolher e por isso ela diz apenas o generoso “sim” que a tornou Mãe de Deus.

A segunda é sobre a sua corajosa atitude de Maria diante do sofrimento. Ao apresentar o seu Jesus no templo, ouve a assustadora profecia do velho Simeão: “Uma espada de dor transpassará a tua alma”. Pouco mais tarde, estreitando ao peito o Menino Jesus, deve fugir para o Egito com o esposo, para que a crueldade de Herodes não atingisse a Criança que – pensava ele, Herodes – lhe poderia roubar o trono. Quando seu Filho tem doze anos, desencontra-se dele e, ao achá-Lo após três dias, queixa-se amorosamente: “Por que fizeste isto? Eu e teu pai te procurávamos, aflitos”. Sua coragem se confirma na Paixão e Crucifixão de Jesus. De pé, ali no Calvário, sofre e associa-se ao sacrifício do Redentor. É a mulher forte, a mãe corajosa e firme, a quem a dor não derruba. De fato, a espada de Simeão lhe atravessara a alma e o coração. É a Senhora das Dores.

Maio, mês dedicado a Nossa Senhora, pela piedade cristã, é um convite para voltarmos nosso olhar a esta Mãe querida para pedir-lhe que abra as mãos maternas em bênção de carinho sobre nossos passos nesta difícil escalada da Jerusalém celeste.

(Dom Benedicto de Ulhoa Vieira - Arcebispo Emérito de Uberaba – MG)


Feliz dia das Mães para todas as Mamães! Que Nossa Senhora interceda por nós! A paz de Cristo!



Fonte:

Canção Nova - http://migre.me/4vtR2

Nenhum comentário: