29/09/2008

Festa das Bodas (Mt 22,1-14)
Texto escrito por:
Vinicius
Thais
Hermann
Lucas Lourenção
Carolina Provete
Mariana Pereira
Icaro
Larissa Piumbini

“Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas: ·O Reino dos céus é comparado a um rei que celebrava as bodas do seu filho. Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir. Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas! Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio. Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram. O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade. Disse depois a seus servos: O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos. Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes. Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados. O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não”. trazia a veste nupcial. Perguntou-lhe: Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma. Disse então o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.”

Os primeiros convidados eram os judeus, os mais próximos na época. Como eles não compareceram, o convite foi aberto a todos. Mas a nossa conduta é muito importante, temos que nos preparar da forma correta para a manifestação de Deus, pois somos Sua imagem e semelhança. Porém havia um homem que estava sem a veste correta.

A questão da veste não é apenas desconhecer os ensinamentos de Cristo. É também não estar aberto para a mudança. Não adianta participar das missas e do JUNAC sem estarmos abertos para a Vontade de Deus.

Em questão a Deus enviar os homens ao “lago de fogo” em certas ocasiões, não é por ser mal e sim pela conseqüência de atos que os homens cometem perdendo o horizonte de uma causa maior. É necessário passarmos por dificuldades para podermos enxergar melhor as coisas boas ao nosso redor, recuperar a visão das coisas que têm valor. Devemos lembrar que sempre após o sofrimento existe algo maior. Deus não age em vão.

Os pensamentos de Deus vão muito além dos humanos e é por isso que não devemos julgá-lo e sim acreditar, pois é nisso que se baseia a fé. Deus é um grande educador, às vezes interferindo em nossa vida para evitar que algo que não possamos suportar ocorra e com isso não seja alcançada nenhuma finalidade. Vale lembrar que mesmo Deus interferindo em nossas vidas ele não interfere em nossas escolhas, conservando dessa forma o livre-arbítrio.

Muitas vezes deixamos de ir à Bodas para cuidar de nossas coisas, nossos lazeres, nossos estudos e perdemos o grande banquete.

Deus não faz distinção entre maus e bons, convoca a todos a trabalhar em Sua obra. Nós muitas vezes julgamos as pessoas pela aparência e deixamos de apresentar-lhes Deus por acharmos essas pessoas indignas.

27/09/2008

O Bom Samaritano


Texto escrito por:

Poliana
Patrícia Milanezi
Daniel Pombo
Bruno
Mariana Calazans
Nathan
Bruna Barros
Betânia
Raissa
Ramon

Ao ser questionado pelo mestre da lei como herdar a vida eterna, Jesus o responde com outra pergunta: “O que está escrito na lei e como a entendes?”. O mestre da lei responde repetindo alguns mandamentos como se fossem suficientes para alcançar o céu.Para tentar justificar sua pergunta tão óbvia, cuja resposta ele mesmo já conhecia, o mestre da lei faz outra pergunta: “Quem é o meu próximo?”Para responder Jesus conta uma parábola:Um homem que viajava, ao ser assaltado e espancado, foi deixado inconsciente no caminho por onde passou um sacerdote, um levita e um samaritano. Diante da situação do viajante, somente o samaritano mostrou-se compadecido, cuidando de suas feridas e levando-o a um abrigo. Além disso, deixou para o andarilho algumas moedas garantindo assim a sua sobrevivência. Jesus ao final da parábola diz ao mestre da lei para ir e fazer mesmo que o bom samaritano, pois este foi o que se mostrou próximo daquele que caiu na mão dos assaltantes.

Para começar, o amor vai além de decorar “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como o ti mesmo”. Amar é colocar isso na prática; e se alguém não mostra amor pelo próprio irmão, é pouco provável que seja verdade que ame a Deus. Afinal, se não consegue amar algo que vê, como amará aquilo que não vê?!
Assim como o samaritano, devemos sair do comodismo e quebrar qualquer barreira ideológica de que iguais só devem se preocupar com os iguais. E não nos acostumar com o que é “normal” (como as tragédias sócias que de tão corriqueiras se tornam comuns) e espalhar o amor e o cuidado, como um perfume que distingue os cristãos dos outros, ser sal da terra e luz do mundo.
Ser cristão ultrapassa seguir regras que são impostas, pois a “regra” que mais vale para Deus é aquela que é sincera, que vem de dentro. Assim como o samaritano, que foi bom espontaneamente, porque o amor era seu modo de viver, sem querer reconhecimento ou se mostrar um bom cidadão ou religioso. Pois, se de graça recebeis, de graça deveis dar como diz em Mt, 10, 8.
Mas quem é meu próximo? Jesus alargou o amor até o universalismo estendendo aos inimigos, todo e qualquer homem é próximo do cristão autêntico.Além disso, podemos extrair da parábola que o samaritano não foi assistencialista porque ele não só cuidou do homem naquele momento, mas garantiu que ele ficaria bem depois.
A parábola trata de um assunto muito martelado na Igreja, que todo mundo fala; por esse motivo corre o risco da gente deixar esse assunto na superficialidade e somente na teoria. Vale lembrar, então, que podemos nos esforçar e colocar o amor em prática, no nosso dia-a-dia, com o próximo: família, amigos, na escola ou qualquer um que se mostre necessitado.
Jesus diz ao mestre e a nós vai e faze o mesmo que o samaritano.
No filme “Antes de partir” (visto no Cine Junac) dois questionamentos importantes foram feitos, que nós devemos nos fazer
Você foi feliz até esse momento?
Você proporcionou alegria ao outro?
Com essas perguntas “simples” seremos capazes de saber se alcançamos o céu aqui na terra, e a eternidade como conseqüência.


Dicionário:

Os samaritanos são um grupo étnico religioso da cidade de Samaria que possui mesma base religiosa do judaísmo. Eram desprezados pelos Judeus pelo fato de ser uma raça misturada com Babilônicos e árabes.

Os levitas, na tradição israelita, são membros da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia (Gn 29,34; 35,22-26). Mas originariamente "levita" era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados com a tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único legítimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados à função de auxiliares do culto (1Cr 23,4-6). Ver as notas em Nm 3,11-13; 8,10-12; 18,20-25.

24/09/2008

O Reino dos céus


Texto escrito no grupo de domingo (21/09), por:

Cíntia
Emmanuel
Letícia
Ludmila
Luiz Fernando
Mauro
Pedro Ernesto
Thalita
Vinícius
Vitor

"O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo." (Mt, 13, 44)

- O Reino dos Céus deve ser algo: PROCURADO e INDIVIDUAL.

- Todos nós temos um tesouro escondido, só é preciso procurar.

- Ele encontrou o tesouro, esperou o momento certo para poder abandonar tudo e apreciar o mesmo.

- O tesouro no decorrer de suas vidas vai sendo mostrado aos poucos, e vai ficando mais fácil largar tudo para abraçá-lo.

- “E se o dono do terreno (local onde o homem encontrou o tesouro e escondeu-o novamente) encontrar o tesouro?”

"O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra." (Mt, 13, 45-46)

- O Reino dos Céus já é algo procurado pela pessoa, ou seja, ela o encontrando, larga tudo para seguir.

- A pérola (Reino dos Céus) já existe, o negociante sabe da existência, e vai em busca dela. Quando a encontra, larga tudo para tê-la.

"O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta.Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes." (Mt, 13, 47-50)

- Deus é o pescador, e os peixes, os homens.

- Deus chama a todos, julga-os, condenando assim os maus e salvando os justos.

- No decorrer de suas vidas, encontra-se de tudo, mas é você quem decide atirar nas águas o que não presta (coisas que o afasta do Reino dos Céus).

19/09/2008

Para refletir :)




16/09/2008

Atualidade - Ciência

Nos últimos dias tem sido veiculada uma notícia que para muitos tem sido questão de preocupação e temor. É a respeito da criação do LHC, o mais poderoso acelerador de partículas atômica, criado na Europa, com extensão de 27 km.

Sua criação foi pensada para a revolução da física das partículas, os cientistas acreditam que exista uma partícula ainda menor que os prótons batizada por eles de Bosson de Higgs. Fornecendo uma energia poderosíssima, os cientistas pretendem provocar um grande choque entre os prótons, simulando o ocorrido na teoria do Big Bang, e através dessa grande máquina encontrar o que eles vêm chamando de partícula de Deus, a partícula responsável pela criação da matéria.

Ouvimos alguns dizeres de que esse experimento iria contra a nossa Fé e que ele colocaria em choque até mesmo a existência de Deus, sendo um grande passo para o ateísmo.

Após um pouco de leitura e diante da formação que o próprio Deus me deu, gostaria de comentar o que penso sobre essa notícia e sobre o que ela vem repercutindo.

Primeiramente, a ciência não é inimiga da fé. Foi o próprio Deus quem nos deu a inteligência, para encontrarmos os meios para vivermos melhor. A medicina é uma grande prova disso, além dos muitos avanços tecnológicos que já contribuíram para uma vida mais estável e mais comunicativa. O que ocorre, como em todos os casos, é que algumas pessoas usam da ciência para o mal, assim como usam do poder para o mal, assim como usam da própria vida para o mal. É o livre arbítrio. Mas a ciência em si é benéfica.

Tal acelerador pode por em choque as partículas, mas de forma alguma pode colidir com nossa fé. Por que não pode existir essa tal partícula? O universo surgiu de alguma coisa, por que não de uma colisão? É claro que não por uma colisão puramente física, creio na intervenção e na ciência de Deus. Só Ele para criar todos esses pequenos detalhes constituintes do universo.

Dizer que se essa teoria for comprovada se comprova também a inexistência de Deus, é um absurdo ainda maior. Isso diz respeito apenas ao começo do surgimento do universo. Mas como dizer que por isso Deus não existe?

A existência de Deus nunca poderá ser posta em prova, porque ela está instaurada aonde nenhum cientista jamais teve e nem terá alcance: a nossa alma.

E tudo aquilo que vivemos ao lado Dele? E aquelas vezes que mesmo sozinhos sentimos uma presença? E aquele consolo que sempre recebemos quando estamos tristes? E aquela solução inesperada que sempre surge? E aquele jeito de olhar as coisas que temos e sabemos que não é nosso? E aquilo que sentimos quando clamamos por um tal de Espírito Santo? E aquela Comunhão que recebemos? E aquela capacidade de ser melhor a cada dia? E aquela preocupação e zelo que temos por pessoas que nem conhecemos direito? E tudo que presenciamos? E tudo que sentimos? E tudo que somos? E todo amor que possuímos? Para provar a inexistência de Deus, terão que provar primeiro que nós mesmos não existimos!

Que a nossa vida seja sinal claro da presença de Deus na vida daqueles que ainda não O viram, não O sentiram, não O conheceram!

"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gal 2,19-20

Vinícius Mota

Notícia do LHC: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL755596-10406,00-MAQUINA+PARA+RECRIAR+O+BIG+BANG+ESTA+FUNCIONANDO.html

Comentários no blog do Prof. Felipe Aquino: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/09/15/sobre-o-acelerador-de-particulas-lhc/

12/09/2008

JUMP 2: “A Nossa Vida Está Escondida com Cristo em Deus”


Não apenas escondida, mas protegida e guiada! Nossa felicidade eterna e nosso tesouro estão com Cristo em Deus! E nada melhor do que um momento de total dedicação ao Senhor para notarmos isso, não é!?
E como foi perfeito esse Retiro! Alguém sentiu falta do computador, dos eletrônicos, carros, construções, barulhos, etc? Creio que não! Essa é a idéia de um Retiro! Desvencilhar-se das coisas mundanas que possam nos atrapalhar em nosso encontro com nós mesmos e com Deus. No máximo levamos as pessoas que amamos em espírito, para que também fossem atingidas por todo aquele crescimento espiritual.
Não é fácil falar sobre esse segundo Retiro realizado pelo grupo de jovens!!!
Isso porque as emoções foram tantas, que atingiram um nível onde as palavras não alcançam. Só quem estava lá vivenciou o quanto foi mágico, ou melhor, “Divino”! Isso porque com certeza foi um presente de Deus para todos nós, um convite para que continuemos buscando sempre mais desenvolver a nossa Fé. Ele nos escolheu a dedo, nos queria lá perto d’Ele! E nos guiou em todos os momentos! Como Ele gosta de nos surpreender, não é mesmo!?
E para isso Ele nos proporcionou grandes amigos, idéias, aprendizado, pregações, abraços sinceros, divertimento, orações, companheirismo, banho de rio, sol, calor, frio, natureza, muito verde, montanhas, céu azul, estrelas, fogueira, lua, animais, brincadeiras, “mara”, “caô”, “suco roxinho”, axé para acordar, tranqüilidade, paz, seriedade, verdade, música, descobertas, fartura para o corpo e para a alma, confiança, esperança, Fé, lágrimas, sorrisos, amor incondicional, até mesmo um padre “Made in” Indonésia e novos corações repletos do Espírito Santo. Isso e muito mais em apenas dois dias! De fato, os dois dias mais proveitosos da minha vida. Deus realizou milagres ali, como a fraternidade entre 80 pessoas com diferentes personalidades, sem nenhuma discussão. Todos unidos com o mesmo objetivo! Além do milagre do banho para essas 80 pessoas em dois banheiros!!! Ou um ônibus que estava sem forças subir a ladeira, movido por nossa fé conjunta! Ali também vimos o milagre do pão, que nunca acabava! Aprendemos como é importante partilhar! Como é importante ouvir o que Deus tem pra nos dizer e abrir nossos corações para isso. Quem não sentiu a chama daquela fogueira viva, queimando dentro de nós? A intimidade que ganhamos com Deus é algo inexplicável. Sempre mistificava a idéia de falar com Ele, sempre O imaginava distante de nós, como algo inalcançável! Como aquelas estrelas no céu. Mas de repente ali me senti mais perto do que nunca daquelas estrelas, e hoje sinto Deus dentro de mim com intimidade! Ele sempre esteve aqui, muitas vezes nós que nos afastamos d’Ele e quando nos assustamos, percebemos o vazio que isso nos traz.
Aprendemos que nós somos muito maiores quando deixamos o Espírito Santo que existe dentro de nós falar e agir conosco! Aprendemos que todos podemos ser Santos, de boné, calça Jeans, chinelo de dedo, todos melados de tanto repelente! Ainda bem que o repelente era contra mosquitos; não devemos nos permitir criar um repelente contra Deus, ou contra as outras pessoas! O que mais ganhamos foi a grande aproximação de cada um daquele grupo, entre nós, e com nosso Deus simplesmente maravilhoso! Sem dúvidas Nosso Senhor nos fortaleceu ali, individualmente e como grupo!
“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei”!
E como esteve! Cada um de nós foi templo para louvar, agradecer, bendizer e adorar! Sinceramente, não sei se fico triste ao sentir tanta saudade dessa viagem inesquecível (pois não queria que ela acabasse), ou fico repleto de alegria por saber que é só o início e, se Deus quiser, muitas outras virão! Acho que vou optar por sentir os dois! Afinal, somos humanos, emotivos, imperfeitos, mas acima de tudo Jovens Unidos no Amor de Cristo, admitindo nossos erros e pecados sofríveis, mas sabendo que até estes, se bem aproveitados como crescimento, nos levarão à Santidade.
Que venha o JUMP 3ª Temporada! E que cada JUMP represente literalmente um salto cada vez maior ao encontro de Deus.

(Filipe Braz)

04/09/2008

JUNAC!!!

Já há um certo tempo que ouço coisas do tipo: “Você vem de Vila Velha até aqui em Jardim Camburi todo domingo?! Haja disposição hein!” Para falar a verdade já estou acostumado e às vezes nem me dou conta do esforço que é. Mas devo confessar que também muitas vezes bate aquela preguiça e aquela vontade de ficar em casa. Creio que isso não acontece só comigo...

“Ta bom, mas o que esse menino quer com esse enrololô todo?”

Leiam esse texto, que com certeza vocês vão entender:

“Valencia, Ago 28, 2008 / 01:42 am (CNA).- As Pequenas Irmãs do Idoso Abandonado (Moçambique) receberam em sua casa essa semana uma jovem Africana de 25 anos chamada Olivia, que apesar de não ser batizada na época e não ter nenhuma perna, engatinhava 2,5 milhas todos os domingos para assistir Missa.



Conforme a agência de notícias AVAN, as irmãs disseram que um dia viram “algo se movendo no chão ao longe”, e quando se aproximaram viram, “para nossa surpresa que era uma jovem mulher”.


“Conseguimos conversar com ela através de uma senhora que estava andando e que traduzia para Português o que ela estava nos dizendo” em seu dialeto, disseram.
As irmãs disseram que apesar “da terra do caminho queimar as palmas de suas mãos durante os dias mais quentes do ano”, a jovem mulher rastejava até a Missa, “dando testemunho de perseverança e de fé heróica”.

A jovem mulher recebeu a preparação para o batismo de um catequista que periodicamente a visitava em casa. Depois de ter sido recentemente batizada, um dos benfeitores das irmãs doou uma cadeira de rodas para Olivia.”

Fonte: http://www.catholicnewsagency.com/new.php?n=13650

ISSO é disposição. ISSO é um amor incondional a Deus, sem limites, sem obstáculos. Espero, de todo o coração, que o objetivo principal dessa mulher seja alcançado e que seu testemunho de perseverança e fé heróica surta algum efeito, ainda que em um “pequeno” grupo de jovens do outro lado do oceano.

Abração galera!
Fiquem com Deus!
E bom JUMP para nós!

Postado por: Lucas Serrão – Eq. Cenáculo.

->Falando em JUMP, galera, em todo evento do grupo Deus nos propõe algo para nosso crescimento!

No JUMP passado Deus nos convidou a não desviarmos nosso olhar d’Ele e a confiarmos em seu grande poder! Ver Deus em tudo não somente nas coisas extraordinárias e diferentes que nos acontecem, mas também nas coisas simples, no dia a dia, nos pequenos atos, no outro, e cientes da sua presença tão perto de nós o tempo todo, sermos capazes de confiar que Deus pode desde nos ajudar na superação dos nossos limites até fazer cessar a chuva!

Nesse JUMP Ele tem mais uma proposta pra gente, porque Ele não quer nos ver seguindo uma vida cristã só por seguir, Ele quer que nós sejamos d’Ele por completo, e isso só é possível com liberdade, questionamentos, esclarecimento e Amor!

“A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.”
(I Corintios, 13, 9-12)

A proposta está lançada, galera!Agora, cabe a cada um abrir o coração arrumar as malas e se lançar nessa experiência com Cristo!

Um super abraço!
Que Deus nos abençoe!!!

PS: As fotos do 1º JUMP foram colocadas na pasta de fotos do JUNAC. Para ver é só clicar no link ao lado!